UEM aponta déficit de 137 profissionais estatutários no HU; 38 seriam médicos
Carina Bernardino/CBN Maringá

Hospital Universitário

UEM aponta déficit de 137 profissionais estatutários no HU; 38 seriam médicos

Saúde por Carina Bernardino em 21/12/2018 - 11:30

 As contratações resolveriam os problemas apontados pelo CRM. Outra situação é que pronto-socorro faz cinco mil atendimentos por mês e quase 70% dos pacientes deveriam ser atendidos nas UBSs ou UPAs. 

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (21), a reitoria da Universidade Estadual de Maringá e a direção do Hospital Regional Universitário se posicionaram sobre o indicativo de interdição ética feito pelo CRM - Conselho Regional de Medicina do Paraná. O relatório do órgão apontou uma série de situações que precisam ser corrigidas para qualidade do trabalho dos profissionais e dos atendimentos dos pacientes. A principal solução, segundo o reitor da UEM, Júlio Damasceno, seria de contratar novos profissionais efetivos, o que não ocorre há quatro anos. O déficit é de 137 servidores, sendo 38 médicos.

Em média, o pronto-socorro do HU atende 200 pacientes por dia, o que resulta em mais de cinco mil atendimentos no mês. Porém, quase 70% dos atendidos poderiam ter se consultado nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades de Pronto Atendimento. Segundo o superintendente do Hospital Universitário, Vicente Massaji Kira, a sobrecarga reduz a qualidade dos atendimentos.

 

A área de abrangência do HU de Maringá é de um milhão de pessoas. Pelo indicativo do CRM, o HU tem 120 dias para melhorar a qualidade do trabalho dos médicos e dos atendimentos, senão os profissionais serão impedidos de trabalhar.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade