CRM faz indicativo de interdição ética do pronto-socorro do HU
Carina Bernardino/CBN Maringá

Indicativo de interdição

CRM faz indicativo de interdição ética do pronto-socorro do HU

Saúde por Carina Bernardino em 20/12/2018 - 16:00

O aviso foi apresentado na tarde desta quinta-feira (20). O Hospital Regional Universitário de Maringá terá 120 dias para fazer as adequações solicitadas pelo conselho.

Pela segunda vez, o CRM - Conselho Regional de Medicina do Paraná faz indicativo de interdição ética ao pronto-socorro do Hospital Regional Universitário de Maringá. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira (20). A direção do HU terá 120 dias para solucionar os problemas no Serviço de Urgência e Emergência, que segundo do CRM, colocam em risco a atividade médica e a saúde de pacientes. O indicativo foi formulado após visita do órgão na unidade no início de dezembro, por conta do episódio ocorrido em novembro. É que no dia 16 quatro ambulâncias ficaram paradas com pacientes por mais de uma hora em frente ao pronto-socorro do HU. O problema seria a falta de médico plantonista. No indicativo, o CRM aponta que a falta de profissionais médicos e de enfermagem, sobrecarga de trabalho e falta de estrutura física, de insumos e equipamentos prejudicam os atendimentos a população, como explicou o gestor do departamento de fiscalização do CRM, Carlos Roberto Naufel Júnior.

Em 2015, o CRM também fez indicativo de interdição ética do pronto-socorro do HU. Na prática funciona assim. O hospital ganha um tempo para resolver os problemas apontados e se não fizer isto no prazo, a interdição do trabalho dos médicos no local é decretada. Nesta sexta-feira (21) a reitoria da UEM fará coletiva de imprensa para falar sobre o indicativo de interdição do CRM. A explicação é do reitor Júlio Damasceno.

Nessa sexta-feira (21) a reitoria da UEM fará coletiva de imprensa para falar sobre o indicativo de interdição do CRM. A explicação é do reitor Júlio Damasceno.

O ato de indicativo de interdição vem sendo aplicado no Estado como forma de corrigir distorções assistenciais e evitar risco à população. Maringá, Sarandi, Rolândia e Foz do Iguaçu já tiveram unidades com alerta de interdição. Hoje o HU atende pacientes de 155 municípios da região. São mais de 4.800 pacientes atendidos por mês.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade