As eleições de 1986

História das Eleições - Episódio 24

As eleições de 1986

Podcast por Reginaldo Dias em 02/09/2022 - 07:18

Com o fim do mandato do general João Batista Figueiredo na presidência da República e com a vitória da oposição na eleição indireta do Colégio Eleitoral, chegava ao fim o período de 21 anos de ditadura no Brasil. Iniciava o período que foi denominado, pelos novos comandantes da política nacional, como Nova República. 

Na agenda da redemocratização, a grande pendência era a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Por outro lado, o novo governo tinha de lidar com a pesada herança da crise econômica e social legada pelos militares. Em 1980, a inflação chegou a três dígitos, totalizando 110% no ano. Em 1983 e em 1984, a inflação ultrapassou o patamar anual de 200%.

Além de ter parado de crescer, o PIB apresentava indicadores negativos em alguns anos. A dívida externa disparava, estrangulando a economia nacional. De 1964 a 1985, a dívida externa saltara de 16% para 47% do PIB.

Muitas eram as demandas que o governo federal tinha de enfrentar, especialmente porque o PMDB, como maior partido de oposição, havia se tornado o canal da esperança dos brasileiros por dias melhores. A morte inesperada do presidente Tancredo Neves, que sequer chegou a tomar posse, deixou uma grande interrogação sobre o futuro do governo, uma vez que Sarney, o herdeiro do cargo, vinha do PDS e não tinha a autoridade e a liderança de Tancredo Neves.

Para combater a disparada da inflação, o governo Sarney lançou o plano Cruzado. Visando deter a reprodução inercial da inflação, o plano estabelecia, inicialmente, o congelamento dos preços. Gerando surpresa, o plano foi acolhido com entusiasmo pela população, cansada da espiral da inflação, dotando o presidente Sarney de elevada popularidade. A extensão do congelamento e a ausência das medidas complementares geraram, porém, efeitos colaterais, como desabastecimento e cobrança de ágio em alguns produtos, mas a popularidade do governo se manteve alta até a realização das eleições, influenciando seus resultados.

Nas eleições a governador que se realizaram em 1986, o PMDB foi o vencedor em 22 dos 23 estados. No senado, conquistou 37 das 46 cadeiras em disputa. Naturalmente, para entender o desempenho em cada estado, é preciso analisar o enraizamento local e a força dos candidatos por si próprios.

No Paraná, o PMDB também foi o grande vencedor, elegendo Álvaro Dias ao Palácio do Iguaçu e conquistando as duas cadeiras ao Senado, cujos eleitos foram José Richa e Afonso Camargo. Álvaro Dias e José Richa inverteram as posições, ou seja, Richa deixou o governo para ser eleito ao senado e Álvaro Dias deixou o senado por ter sido eleito governador. Em outras palavras, o PMDB tinha força organizada e lideranças influentes no Paraná.

O principal concorrente ao governo estadual, inscrito pelo PDT, foi Alencar Furtado, o lendário deputado que fez história no MDB e foi cassado pela ditadura. Álvaro Dias obteve 70% dos votos e Alencar Furtado obteve 24%.

Passada a eleição, contudo, o governo Sarney acabou com o congelamento e liberou os preços, gerando protestos e frustração.

Alvaro Dias
Alvaro Dias

Histórias das Eleições vai ao ar de segunda a sexta, às 11h40 e às 15h35.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade