A eleição direta a governador de 1982

História das Eleições - Episódio 21

A eleição direta a governador de 1982

Podcast por Reginaldo Dias em 30/08/2022 - 07:42

Em 1982, ocorreu a primeira eleição direta para governador estadual desde 1965. Naquele ano, também houve eleições diretas para senador, deputados e prefeitos municipais, excetuando as capitais e municípios de fronteira.

Os dirigentes do governo federal promoveram a coincidência entre as eleições ao governo estadual e a de prefeitos para tentar municipalizar o debate político e desviar a atenção dos graves problemas nacionais, acentuados pela crise econômica que assolava o país.

As eleições de 1982 foram as primeiras realizadas a partir da reinstituição do sistema pluripartidário, mas também podem ser vistas como as últimas do sistema anterior, pois ainda tiveram uma lógica bipartidária. Com efeito, a disputa foi polarizada pelos dois partidos que sucederam a Arena e o MDB, ou seja, pelo PDS e pelo PMDB.

Para dificultar o caminho da oposição, houve severas restrições à propaganda eleitoral. Na televisão, o candidato poderia apenas divulgar o currículo e exibir um slide com seu rosto. Além disso, foi criada uma regra estranha, o voto vinculado. Sob a penalidade de anular o voto, o eleitor era obrigado a votar, de alto a baixo, em uma mesma legenda. Imaginava-se que isso favoreceria o partido governista e dificultaria a vida da oposição, dispersa em alguns partidos.

Na prática, beneficiou o PMDB. Visto pela população como o maior partido de oposição e o único em condições de derrotar o partido governista, o PMDB foi o beneficiário do assim chamado voto útil.

No Paraná, os cinco partidos legalizados apresentaram candidatos às eleições a governador e a senador. Ao governo, os candidatos eram: José Richa (PMDB), senador e ex-prefeito de Londrina; Saul Raiz (PDS), ex-prefeito de Curitiba; Vilela Guimarães (PTB); Edésio Passos (PT) e Edson Sá (PDT). O vencedor foi José Richa, com 59,26% dos votos, seguido por Saul Raiz, com 39%. Os demais estiveram na margem de 1% ou menos.

Ao senado, os candidatos eram Álvaro Dias (PMDB), Ney Braga (PDS), Afonso Antoniuk (PTB), Manoel Isaias Santana (PT), José Raimundo Leite Neto (PDT). Álvaro Dias foi eleito com 59% dos votos, seguido de Ney Braga, que obteve 39%. Os demais situam-se na faixa de 1% ou menos.

A lógica bipartidária ficou mais evidente nas eleições de deputado federal e estadual. Para a Câmara Federal, o PMDB elegeu 20 parlamentares, enquanto o PDS elegeu 14. Para a Assembleia Legislativa, o PMDB elegeu 34 deputados e o PDS elegeu 24. As demais legendas não elegeram nenhum parlamentar.

O PMDB confirmou sua alinha ascendente, elegendo a maioria das bancadas parlamentares e o senador e o governador do Paraná. Sem dúvida, era um voto na oposição e em sua agenda de redemocratização e de reformas econômicas e sociais.

Houve uma mudança de hegemonia no governo estadual, abrindo uma era de mando político do PMDB. Sofrendo a sua primeira derrota nas urnas, Ney Braga, principal líder político do Paraná nas duas décadas anteriores, não voltou a disputar um cargo eletivo.

José Richa
José Richa

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade