A vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral

História das Eleições - Episódio 23

A vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral

Podcast por Reginaldo Dias em 01/09/2022 - 07:39

Em 25 de abril de 1984, a Câmara Federal seu reuniu para apreciar a Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que instituía a eleição direta para presidente da República. Apesar do apelo de massas da campanha Diretas Já, que levou milhões de pessoas à praça pública, a emenda não teve votos suficientes para ser aprovada. Desta forma, a menos que houvesse um fato novo, a sucessão do general Figueiredo ocorreria pelo sistema do voto indireto, no Colégio Eleitoral.  

O clima era de frustração, mas a oposição precisava decidir o que fazer. O PT, ainda um pequeno partido, defendia a retomada da campanha das diretas, recusando a hipótese de participar do colégio eleitoral, uma posição que manteve até o final. Dentro do PMDB, partido que governava importantes estados do país, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, havia uma tendência pragmática de articular uma estratégia que pudesse ser vitoriosa dentro do Colégio Eleitoral. O PDT de Leonel Brizola, governador do Rio de Janeiro, somou-se a essa estratégia. Para atingir esse objetivo, porém, era preciso formar maioria em um colégio eleitoral instituído para sufragar o candidato oficial. A única possibilidade de formar a maioria era dividir as forças governistas.

Desde a fase em que a campanha “diretas já” estava nas ruas, era perceptível que não havia unidade nas forças governistas a respeito de quem seria o seu candidato a presidente da República no Colégio Eleitoral. A ascendência do ex-governador Paulo Maluf nas articulações internas para assumir a candidatura dividia as fileiras. No início de 1984, em razão do avanço de Maluf, já havia sinalizações de parte de líderes do partido do governo para eventual entendimento com a oposição. Por outro lado, líderes oposicionistas, diante da dificuldade de a emenda Dante de Oliveira obter os votos necessários, já cultivavam essa hipótese como o próximo lance no tabuleiro da sucessão presidencial.

Se houvesse eleições diretas, o candidato natural do PMDB seria Ulisses Guimarães, mas a adoção da estratégia para a vitória dentro do colégio eleitoral levou ao primeiro plano Tancredo Neves. Tancredo Neves tinha perfil mais moderado e era hábil negociador para costurar a aliança que venceria o candidato oficial dentro do colégio eleitoral.

Alçado à condição de candidato a presidente da República, Tancredo Neves teve como companheiro de chapa José Sarney, que renunciou à presidência do PDS, o partido do governo, para ingressar na chapa oposicionista. Por outro lado, a aliança trouxe o vice-presidente Aureliano Chaves e cardeais do partido governista, como Antônio Carlos Magalhães e Jorge Bornhausen.

Em janeiro de 1985, quando o colégio eleitoral se reuniu para sufragar o nome do novo presidente, a aliança comandada por Tancredo Neves obteve 480 votos, enquanto Paulo Maluf recebeu 180 votos.

Entretanto, por uma fatalidade, Tancredo Neves foi internado na véspera da posse e veio a falecer em 21 de abril de 1985. O vice-presidente José Sarney tomou posse em 15 de março e substituiu Tancredo Neves em definitivo após seu falecimento.

O PMDB chegou ao poder federal em aliança com dissidentes do antigo regime, mas o presidente da República, com a doença e a morte de Tancredo Neves, era José Sarney, o ex-presidente do PDS, o partido que sustentava o governo militar nos últimos anos.

Seja como for, chegava ao fim a ditadura militar, deixando o país em grave crise econômica, social e política.

Tancredo Neves
Tancredo Neves

Histórias das Eleições vai ao ar de segunda a sexta, às 11h40 e às 15h35.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade