A reforma partidária

História das Eleições - Episódio 20

A reforma partidária

Podcast por Reginaldo Dias em 29/08/2022 - 07:28

Nos livros de história, o período final da ditadura, iniciado em 1979, costuma ser denominado como período da Abertura Política. Conforme comentei em encontros anteriores, o objetivo do governo Geisel era promover uma volta organizada aos quarteis, realizando uma nova institucionalização do país a partir das diretrizes políticas do regime militar. Todavia, a rearticulação da sociedade civil transformou a distensão em uma agenda de abertura política e redemocratização.

Em 1979, já na agenda da redemocratização, foi promovida uma reforma política para pôr fim ao sistema bipartidário imposto pelo regime militar e reinstituir o sistema pluripartidário.

Para a oposição, era uma reivindicação democrática, pois o pluralismo político deve se expressar no sistema partidário, e não ficar engessado em duas legendas.
Para os mandatários do governo federal, era uma maneira de dividir a força crescente do MDB, comprovada nas últimas eleições para a representação federal.

Desde 1974, a legenda de oposição, o MDB, mostrava irresistível crescimento nas eleições para senador e para deputado federal. Desde a segunda metade da década de 1970, o país passou a viver uma grave crise econômica, caracterizada pela perda de dinamismo do PIB, pela aceleração da inflação e pela disparada da dívida externa, uma crise que se estenderia pela década seguinte, o que fragilizava o governo federal e o seu partido.

A partir de 1979, foram criadas as novas legendas, algumas com existência ainda hoje. Para suceder a Arena, o partido do governo, foi criado o PDS (Partido Democrático Social); para suceder o MDB, foi criado o PMDB, preservando o nome antigo, dotado de forte mística oposicionista. Ainda foi recriada a legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não sob controle dos antigos trabalhistas. Por isso, Leonel Brizola comandou a criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Outra legenda criada no período foi o PT, Partido dos Trabalhadores. Se você não sabe a origem dos números dos partidos, note que essas cinco legendas têm numeração de 11 a 15: 11 era o PDS e hoje é um dos seus sucedâneos, o Partido Progressista; 12 é o PDT; 13 é o PT; 14 é o PTB; 15 é o PMDB.

Ainda foi criada uma sexta legenda, chamada Partido Popular, liderada por Tancredo Neves em âmbito nacional e por José Richa no Paraná, mas houve um reagrupamento dentro do PMDB para não enfraquecer o principal partido de oposição.

No calendário da abertura política, havia a previsão de realização de eleições a governador em 1982, a primeira desde 1965. Para tentar dificultar o caminho da oposição, promoveu-se o adiamento das eleições municipais de 1980 para que elas coincidissem com a eleição ao governo estadual. Apostava-se na municipalização dos debates, desviando a atenção dos principais temas nacionais, muito salientes por causa da crise econômica que se agravava.

Essa manobra não deu certo, ou seja, não conteve o crescimento do PMDB. Esse é o tema do nosso próximo encontro, quando vou abordar as eleições de 1982.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade