A Constituinte

História das Eleições - Episódio 25

A Constituinte

Podcast por Reginaldo Dias em 05/09/2022 - 07:44

No processo de redemocratização, a principal agenda a ser conduzida no período do governo Sarney era a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, a fim de estabelecer as bases de um Estado Democrático de Direito.  

Em seus 21 anos de poder, os militares haviam moldado o texto constitucional para institucionalizar as medidas excepcionais que decretaram. Em 1967, houve a reforma da Constituição mediante regras impostas pelo Ato Institucional n. 4. Em 1969, na vigência do Ato Institucional n.5, a Junta Militar que governava o país decretou a nova Constituição, conhecida como emenda 1.

Em 1978, o general Ernesto Geisel revogou o AI-5, medida com validade a partir da posse de seu sucessor, mas preservou vários instrumentos de força, conhecidos como salvaguardas do regime, que poderiam ser usados, de acordo com a necessidade dos detentores do poder, na fase final dos governos militares. O processo de abertura democrática foi conduzido sob a tutela dessa herança do ordenamento jurídico autoritário. No vocabulário da oposição, tudo isso era chamado de entulho autoritário.

Em 1986, houve a convocação da Constituinte. Os movimentos sociais lançaram a ideia de uma Constituinte exclusiva, cujos membros teriam mandato específico para essa finalidade. No entanto, prevaleceu a ideia, assumida pelas lideranças parlamentares, de uma Constituinte Congressual, ou seja, a constituição seria elaborada pelos parlamentares eleitos ao Congresso Nacional naquele ano. Estranhamente, decidiu-se que também participariam os senadores eleitos em 1982, com mandato até 1990.

O PMDB, grande vitorioso nas eleições de 1986, formou a maior bancada e comandou os trabalhos. O deputado Ulisses Guimarães, principal rosto da oposição nos anos finais do regime militar, tornou-se presidente da Câmara dos Deputados e da Constituinte. Líder do PMDB na Constituinte, o senador Mário Covas teve atuação destacada na primeira fase, influenciando a escolha dos relatores das comissões temáticas e o primeiro relatório.

No espírito participativo que grassava na época, a Constituinte abriu-se ao debate com a sociedade e acolheu a apresentação de emendas populares. De resto, a sociedade organizada constituía comitês de fiscalização dos trabalhos, debatendo e divulgando como cada parlamentar votava.

Em setembro de 1987, quando houve o início dos debates do relatório da comissão de sistematização, formou-se uma articulação de parlamentares que estavam insatisfeitos com o teor da proposta. Essa articulação, que reunia parlamentares de legendas conservadoras e até mesmo parlamentares do PMDB que não seguiam a liderança de Ulisses Guimarães, chamou a si própria de Centro Democrático. Seus opositores a batizaram de “centrão”. Daí em diante, o assim chamado “centrão” interferiu na condução dos trabalhos e na definição do texto.

Não obstante essas marchas e contramarchas, a nova Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, é a mais democrática de nossa história. No ato de sua promulgação, Ulisses Guimarães a batizou, com razão, de Constituição cidadã. Primeiro, porque é regida pelo princípio da democracia participativa: o poder emana do povo e com o povo é exercido. Segundo, também é regida pelo princípio da equidade social, mediante a garantia de uma robusta agenda de direitos sociais.

Ulisses Guimarães
Ulisses Guimarães

Histórias das Eleições vai ao ar de segunda a sexta, às 11h40 e às 15h35.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade