Dias após alguns agentes terem se envolvido em uma ocorrência com um pequeno empresário, a guarda municipal de Maringá retornou às ruas. Há cerca de uma semana, após uma abordagem ter resultado no desmaio de um homem, o prefeito Ulisses Maia determinou que todos os agentes ficassem na sede da guarda, sem atuar nas ruas.
O retorno ocorreu nessa segunda-feira (13), mas com mudanças. Antes, os guardas vinham acompanhando fiscais da prefeitura que percorriam o município, orientando a população quanto às medidas de isolamento social, bem como para multar quem fosse encontrado desobedecendo aos decretos.
Após o incidente envolvendo o pequeno empresário e ameaça recebidas pelas redes sociais, a Secretaria de Segurança determinou que a guarda siga trabalhando normalmente, mas que só participe de fiscalização caso seja chamada. É o que explicou o secretário de Segurança, Clodoaldo Rossi. [ouça no áudio acima]
Segundo o Sismmar, sindicato que representa os servidores municipais, os guardas têm recebido ameaças e procurado a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência.