BRCidades Maringá propõe carta-compromisso a candidatos a prefeito
Imagem Ilustrativa/Foto: José Fernando Ogura/AEN

Debate

BRCidades Maringá propõe carta-compromisso a candidatos a prefeito

Eleições 2020 por Victor Simião em 07/10/2020 - 16:57

O núcleo, formado por professores e participantes de movimentos sociais, quer que o eleito garanta um plano de mobilidade inclusivo, educação pública municipal inclusiva e que fortaleça órgãos de promoção a grupos minoritários.

O Núcleo BRCidades Maringá, um projeto de extensão ligado à UEM, criou uma carta-compromisso para os candidatos a prefeito do município. O documento de duas páginas começou a ser entregue aos postulantes nesta quarta-feira (07). Nele, o grupo apresenta três eixos de prioridades: planejamento urbano com gestão democrática e participativa; políticas sociais e de inclusão; e proteção a grupos específicos. O nome da carta é “Plataforma do Direito à Cidade”.

O BRCidades é um projeto nacional que tem 17 núcleos espalhados pelo Brasil. Entre outras ações, atua para maior participação do cidadão em temas como habitação e mobilidade.

Em Maringá, essa rede é formada por professores, estudantes, pessoas ligadas a movimentos sociais, entre outros. Segundo o grupo, a carta-compromisso não tem a pretensão de representar todas as demandas da sociedade, mas é uma contribuição ao debate. Na avaliação do BRCidades, o município precisa ser mais justo e inclusivo.

Na carta, há uma série de pedidos. O grupo solicita ao candidato que garanta políticas de habitação social, atue na elaboração de um plano de mobilidade urbana inclusivo, que fortaleça o SUS, promova educação pública municipal de forma inclusiva e laica, que amplie e fortaleça órgãos de promoção a grupos minoritários, além de outros tópicos.

Integrante do grupo, a pesquisadora Carla Almeida, da Universidade Estadual de Maringá, disse que a carta foi construída em conjunto por pessoas diferentes - e que por esse motivo há diversos pontos de vista no documento. [ouça no áudio acima]

Ao final da carta há um espaço para o candidato assinar e assumir o compromisso.

Retorno:

E o BRCidades lança a “Agenda Urbana Maringá”. É nesta quinta-feira (08), a partir das 17h, no canal do Youtube do projeto. Uma conversa ocorre entre o cientista político Rafael Silva e os membros do BRCidades Beatriz Fleury e João Whitaker, que representam os núcleos local e nacional, respectivamente, do projeto.

Atualizado às 13h23 de 08/10/2020

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade