Os eleitores que não conseguiram votar no primeiro turno das eleições municipais de 2020 precisam ficar atentos. O prazo para justificar o voto termina na próxima quinta-feira, dia 14. O processo pode ser feito pelo app e-Título, pelo e-mail do cartório eleitoral ou pelo Sistema Justifica.
O eleitor precisa anexar algum documento que comprove que ele não estava na cidade no dia da eleição. Já os eleitores que estavam no exterior no dia da votação têm até 30 dias após o retorno ao Brasil para justificar.
Segundo o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Valcir Mombach, os eleitores que não justificarem o voto podem ter problemas com a justiça eleitoral. [ouça no áudio acima]
Os eleitores que não votaram e nem justificaram votos em eleições anteriores também podem fazer o processo de forma online, segundo o diretor geral do TRE-PR. “Manda um e-mail para o cartório que está cadastrado, diz que quer regularizar, o cartório vai devolver para ele e informar qual é a multa. É só pagar a multa e avisar o cartório”, concluiu.
Para descobrir o e-mail do seu cartório basta acessar o site do TRE-PR e clicar em zonas eleitorais.
O prazo para justificar a ausência no segundo turno termina no dia 28 de janeiro.