Dos 13 candidatos que disputam a prefeitura de Maringá, 12 assinaram uma carta-compromisso com o grupo “Mais Mulheres No Poder”, iniciativa surgida neste ano na cidade. O documento propõe que as secretarias municipais sejam divididas de forma igual para o comando de homens e mulheres; pede, também, que 4% do orçamento municipal sejam destinados às políticas para as mulheres.
Assinaram o compromisso de forma integral ou parcialmente Akemi Nishimori (PL), Annibal Bianchini (PTC), Bovo (Pode), Carlos Mariucci (PT), Coronel Audilene (PP), Dr Batista (DEM), Eliseu Fortes (Patriota), Homero Marchese (Pros), Professor Edmilson (Psol), Rogério Calazans (Avante), Ulisses Maia (PSD) e Valdir Pignata (Cidadania).
De todos os que assinaram, apenas quatro não fizeram ressalva alguma. O restante apresentou uma ou outra demanda, explicou uma das organizadoras do grupo, a advogada Naiara Coelho. [ouça no áudio acima]
O candidato Evandro de Freitas Oliveira (PSDB) foi o único que não assinou. Procurado pela CBN, ele disse que concordava em dividir de forma igual o número de secretarias, mas que, por orientação jurídica, não poderia garantir 4% do orçamento às políticas públicas para mulheres.
Segundo Naiara Coelho, as ressalvas mostraram como os candidatos se comprometem com as mulheres. [ouça no áudio acima]