Eleição presidencial de 1994

História das Eleições - Episódio 28

Eleição presidencial de 1994

Podcast por Reginaldo Dias em 08/09/2022 - 07:24

Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito pelo voto direto depois que a ditadura militar acabou, não concluiu o mandato conquistado nas urnas. Collor sofreu impeachment no final de 1992, envolvido em denúncias de corrupção, em um contexto de crise econômica, política e institucional. Formara-se o que se convencionou chamar de tempestade perfeita.

Consumado o impeachment, assumiu a presidência da República Itamar Franco, eleito vice-presidente em 1989. Itamar Franco compôs um governo de coalização nacional com as forças que coordenaram a campanha pelo impeachment, do qual não participou apenas o PT, que se manteve na oposição com os olhos voltados para 1994.

Se a crise política e institucional foi contornada pela coalização que cercava o novo presidente, os graves problemas econômicos persistiram. Para domar a alta inflação legada pelos governos militares, um desafio que não foi superado nem por Sarney nem por Collor, Itamar Franco nomeou o senador Fernando Henrique Cardoso, que já participava do governo como ministro das Relações Exteriores, para ser o ministro da Fazenda.

Assumindo o ministério da Fazenda em maio de 1993, FHC compôs uma equipe com economistas que haviam participado da elaboração do plano cruzado e aprendido as lições do insucesso desse e de outros planos. A tarefa estabelecida era a elaboração do plano de estabilização econômica que veio a ser conhecido como Plano Real, cuja execução deveria dispensar choques e congelamentos.

Em junho de 1993, o líder nas pesquisas de intenção de voto para a sucessão presidencial era Lula, o líder da oposição, que somava 26%. FHC aparecia nas sondagens com 12%. Em fevereiro de 1994, quando Lula ostentava 30% e FHC mantinha 11%, a gestação do plano econômico mudou de fase, pois foi estabelecida uma moeda transitória entre o Cruzeiro e o Real.

A conversão definitiva viria a ocorrer no final de junho, com a circulação da nova moeda, o Real. Neste mês, Lula havia crescido para 41%, enquanto FHC detinha 21%. Entretanto, à medida que o novo plano incidia sobre a inflação e conseguia derrubá-la, FHC crescia. Em julho, havia empate técnico: Lula, 32%; FHC 29%. Em agosto, FHC ultrapassou Lula e abriu dianteira. No dizer da professora Marly Motta, “a inflação baixa, girando a 1% ao mês, garantiu a vitória da chapa de FHC, ao derrotar Lula, já no primeiro turno, com mais do dobro de votos”. Com efeito, FHC obteve 54% dos votos válidos, enquanto Lula preservou 27%.

Com a polarização precoce, houve o encolhimento de outras candidaturas de partidos tradicionais. Com 7,38%, o terceiro colocado foi o médico Enéas Carneiro, do Prona, que havia se destacado na campanha de 1989, usando criativamente os seus 15 segundos de propaganda eleitoral na televisão. Em 1994, Enéas ultrapassou o ex-governador Orestes Quércia, o quarto colocado, e Leonel Brizola, o quinto colocado. Certamente, a disputa eleitoral envolveu outros fatores complexos.

Desde o início, a chapa composta por FHC deslocava-se do centro para a direita, aglutinando o voto antilulista. Primeiro, promoveu aliança com o PFL. Segundo, manteve a agenda liberal da desestatização da economia e da abertura internacional, dotada de forte ressonância nos meios empresariais.

Não há, porém, como subestimar a influência do Plano Real na definição do voto. Assim disse Fernando Henrique Cardoso: a sociedade brasileira, cansada da inflação e de seus efeitos nefastos, viu no Plano Real um caminho de esperança.

Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso

Histórias das Eleições vai ao ar de segunda a sexta, às 11h40 e às 15h35.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade