2010 – A eleição de Dilma

História das Eleições - Episódio 36

2010 – A eleição de Dilma

Podcast por Reginaldo Dias em 20/09/2022 - 07:31

Em 2010, a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi disputada por 10 concorrentes, mas houve, novamente, polarização entre as candidaturas do PT e do PSDB, representadas por Dilma Roussef e José Serra, que se classificaram para o segundo turno.

Uma novidade no certame foi a candidatura da senadora Marina da Silva, egressa das fileiras do PT e ex-ministra do Meio Ambiente no primeiro governo Lula. Candidata pelo Partido Verde, Marina da Silva se apresentou como terceira via à polarização entre o PT e o PSDB, alcançando a expressiva marca de 19,33% dos votos. Marina da Silva se posicionou em terceiro lugar.

Candidato a presidente em 2002, quando foi superado por Luiz Inácio Lula da Silva, José Serra ganhou musculatura eleitoral em disputas a cargos executivos, tendo sido eleito prefeito de São Paulo em 2004 e governador de São Paulo em 2006, cargo do qual se desincompatibilizou em 2010 para ser, novamente, candidato a presidente da República.

Desde a reinstituição das eleições diretas a presidente da República, era a primeira vez que Luiz Inácio Lula da Silva não poderia ser o candidato a presidente pelo PT. Em compensação, seu segundo mandato à frente do Palácio do Planalto era concluído com elevados índices de aprovação e sua popularidade estava em alta, em razão do bom momento econômico do país e do alcance das políticas sociais de seu governo. Conforme conceituou o sociólogo André Singer, emergira o fenômeno do “lulismo”, que ampliava o alcance dos votos petistas por influência da liderança personalista de Lula, potencializada pelas políticas sociais do governo.

O PT decidiu-se pela candidatura da ministra Dilma Roussef, uma escolha influenciada pela indicação do próprio presidente da República. Dilma Roussef participava da equipe de governo de Lula desde o primeiro mandato. Inicialmente, como titular da pasta de Minas e Energia. Por repercussão do escândalo que ficou conhecido popularmente como “mensalão”, foi conduzida à ministra chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, imprimindo um caráter menos político e mais gerencial à pasta, como coordenadora de ações de governo. Durante a campanha eleitoral, foi apresentada como a gerente do governo e a mãe do Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC.

Dilma Roussef, porém, não tinha experiência eleitoral. Estreava como pretendente ao cargo máximo do sistema de governança federal. Seu estilo contrastava com a personalidade carismática de Lula, mas ela contava com o seu apoio.

Em abril, quando Dilma Roussef se desincompatibilizou do cargo de ministra e José Serra do cargo de governador, a situação medida pelas pesquisas de intenção de votos era de relativo equilíbrio, mas com vantagem para o candidato tucano. Medições do Ibope e do instituto Data-Folha davam rigoroso empate no final de maio e início de junho. O equilíbrio se manteve até o final de julho. A partir de agosto, porém, Dilma Roussef assumiu a dianteira e abriu vantagem, a ponto de pesquisas de setembro indicarem a possibilidade de vitória já no primeiro turno. Uma oscilação para baixo nas indicações de voto em favor de Dilma, combinada com o crescimento de Marina da Silva, levou a disputa ao segundo turno. Dilma finalizou o primeiro turno com 46,91%. Serra alcançou 32,61%.

No segundo turno, Serra obteve 43,95%. Dilma Roussef foi eleita com 56,05%, tornando-se a primeira mulher a exercer a presidência da República.

Dilma Rousseff
Dilma Rousseff

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade