2006: a reeleição de Requião

História das Eleições - Episódio 35

2006: a reeleição de Requião

Podcast por Reginaldo Dias em 19/09/2022 - 07:18

Em 2006, em sua campanha pela reeleição, o governador Roberto Requião enfrentou 10 adversários, mas a disputa principal ocorreu com a candidatura do senador Osmar Dias, inscrito pelo PDT. Em certa medida, repetia-se a polarização de quatro anos antes, mas com a substituição do senador Álvaro Dias por seu irmão, Osmar Dias, titular de dois mandatos no senado, que disputava o governo estadual pela primeira vez.

Entre os demais candidatos, os que tiveram melhor pontuação foram o ex-deputado federal Rubens Bueno (PPS), que finalizou com 8,07%, ocupando a quarta colocação, e o senador Flávio Arns, do PT, que obteve 9,35% dos votos e se posicionou em terceiro lugar.

Contrariando as expectativas geradas pelas primeiras pesquisas, que permitiam prognosticar a reeleição do governador sem sobressaltos, a campanha se tornou acirrada no primeiro e no segundo turnos.

No final do primeiro turno, Osmar Dias totalizou 38,6% dos votos, pouco atrás de Roberto Requião, que liderou o certame com 42,81%.

No segundo turno, com o realinhamento das forças, a disputa foi ainda mais acirrada. Requião foi o vencedor com vantagem de apenas 10.479 votos, em um universo de 5.326.743 votos válidos. Proporcionalmente, Requião obteve 50,1%, enquanto Osmar Dias finalizou com 49,9%.

Ao que tudo indica, a aliança de segundo turno com o PT se mostrou decisiva novamente, especialmente porque a bem-sucedida campanha de reeleição de Lula ocorria simultaneamente.

Embora Requião tivesse defendido, na fase pré-eleitoral, que seu partido tivesse candidato próprio à presidência da República, ele mantinha proximidade com o PT desde, pelo menos, 1998, quando os dois partidos compuseram uma coligação. Em 2002, após o apoio a Requião no segundo turno, o PT assumiu responsabilidades no primeiro escalão do governo estadual.

Em 2006, superado o primeiro turno, quando as duas legendas tiveram candidatos próprios ao Palácio do Iguaçu, abriu-se o entendimento para uma aliança no turno decisivo. De resto, o PMDB nacional apoiava a reeleição de Lula.

No certame ao senado, Álvaro Dias foi reconduzido a um novo mandato. A segunda colocada foi a candidata Gleisi Hoffman, do PT.

Requião tornou-se o primeiro político na história do Paraná a ser eleito para três mandatos de governador Em seu discurso de posse, disse o governador Requião: “De todas as disputas, desde que fui eleito deputado em 1982, esta foi a mais difícil de todas. Não acredito que, ao longo da nossa história republicana, tenha havido no Paraná um pleito tão renhido quanto este”

Roberto Requião (PT)
Roberto Requião (PT)

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade