2002: A vitória de Lula

História das Eleições - Episódio 32

2002: A vitória de Lula

Podcast por Rose Machado em 14/09/2022 - 07:40

Em 2002, após as três tentativas frustradas de 1989, 1994 e 1998, Luíz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República.  O aprendizado das campanhas anteriores implicou mudanças na imagem do candidato e também a moderação do seu programa de governo. 

No jargão político da época, para neutralizar a imagem de radicalismo que os adversários associavam ao seu nome, surgiu o “Lulinha paz e amor”. A moderação do programa foi sistematizada pela “Carta ao Povo Brasileiro”, a qual significava, explicou o historiador Rodrigo Mota, “compromisso com a estabilidade econômica e respeito aos contratos, inclusive com o capital estrangeiro”. Por um lado, a declaração de que as dívidas do Estado seriam honradas tranquilizava os grandes grupos econômicos; por outro lado, o compromisso com a estabilização econômica visava a dialogar com as classes médias e populares, que ainda tinham recordações da inflação fora de controle legada pelo regime militar.

A estratégia também implicou a ampliação de alianças, antes restritas a um núcleo mais ideológico do campo da esquerda. Pragmaticamente, a chapa foi composta com um grande empresário do setor têxtil, o mineiro José de Alencar, simbolizando a aliança capital/trabalho.

No final do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Plano Real dava sinal de que precisava ser reinventado, pois havia a pressão para a elevação do câmbio, com o Real perdendo valor frente ao Dólar, os índices de crescimento eram baixos e a curva dos indicadores de desemprego e da inflação era ascendente.

Mesmo com a moderação da imagem e do programa apresentado por Lula, setores do mercado reagiram mal ao seu crescimento nas pesquisas e os indicadores econômicos ficaram piores, com o câmbio disparando. Preventivamente, a coordenação de campanha lulista propôs o slogan “A esperança vai vencer o medo”.

A polarização eleitoral deu-se entre Lula e o candidato tucano, o ex-ministro José Serra, mas o certame contou com outros quatro candidatos. Os mais bem votados foram Ciro Gomes (PPS), ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda, e Anthony Garotinho (PSB), ex-governador do Rio de Janeiro.

José Serra era um dos nomes históricos do MDB e do PSDB. Em sua trajetória, conquistara mandatos como deputado federal e senador, mas não tivera sucesso na disputa ao Executivo, quando se candidatou a prefeito de São Paulo. Conhecido como gestor competente das políticas financeiras e orçamentárias, também foi ministro da Saúde do segundo mandato de FHC.

Em agosto, com o início da propaganda eleitoral na televisão, Lula consolidou a liderança nas pesquisas e Ciro Gomes vinha em segundo, 15 pontos à frente de José Serra, mas houve uma reviravolta. Contando com mais tempo de propaganda, Serra cresceu e se posicionou em segundo lugar no final do primeiro turno, obtendo 23,16% dos votos. Anthony Garotinho obteve 17,86% e chegou em terceiro lugar, enquanto Ciro Gomes, finalizando com 11,97%, foi o quarto colocado. Lula, o líder do primeiro turno, obteve 46,44%.

No segundo turno, Serra finalizou com 38,73%. Lula, atraindo o apoio de Garotinho e Ciro Gomes, obteve 61,37%, conquistando seu primeiro mandato presidencial.

Lula
Lula

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade