2002: a volta de Requião

História das Eleições - Episódio 33

2002: a volta de Requião

Podcast por Reginaldo Dias em 15/09/2022 - 08:00

Em 2002, a eleição a governador teve o registro de 12 candidatos, mas a disputa principal foi polarizada pelos senadores Álvaro Dias e Roberto Requião. Terminando o seu segundo mandato desgastado, o governador Jaime Lerner não exerceu influência em sua sucessão e não voltaria a disputar cargos eletivos.  

As legendas que disputavam a eleição presidencial apresentaram candidatos ao governo do Paraná, visando, se não à vitória, pelo menos estruturar palanques fortes aos presidenciáveis no território do estado.

O PPS lançou a candidatura de Rubens Bueno, ex-prefeito de Campo Mourão e destacado parlamentar de sua bancada na Câmara Federal. O candidato finalizou com 7%, ocupando a quinta posição.

O PT apresentou a candidatura do Padre Roque Zimmerman, deputado federal nas duas últimas legislaturas. Padre Roque obteve 16% dos votos, chegando em quarto lugar. Ainda hoje é a maior pontuação obtida pelo PT nos certames ao Palácio do Iguaçu.

Em 2002, registrou-se a primeira incursão do candidato Beto Richa, do PSDB, como pretendente a comandar o Palácio do Iguaçu. Filho do ex-governador José Richa, Beto Richa procurava forjar seu caminho nas fileiras tucanas, exercendo, naquele momento, mandato como vice-prefeito de Curitiba, após ter sido eleito e reeleito como deputado estadual. Beto Richa chegou em terceiro lugar, obtendo 17,27%.

Em 2002, Álvaro Dias foi candidato pelo PDT, pois havia sido desligado do PSDB ao apoiar a abertura de CPI para investigar denúncias contra o governo federal tucano. Álvaro Dias liderou o primeiro turno, obtendo 31,40%, enquanto Roberto Requião, o segundo colocado, finalizou com 26,17%. A decisão ficaria para o segundo turno.

Na disputa ao senado, os eleitos foram Osmar Dias (PDT), reconduzido a mais um mandato, e Flávio Arns, então filiado ao PT.

Ao que tudo indica, a aliança de Requião com o PT foi decisiva no segundo turno. Adicione-se que, na fase que precedeu a campanha eleitoral, Requião havia lançado um manifesto contra o apoio do PMDB ao candidato do PSDB ao governo federal, preconizando candidatura própria de seu partido ou apoio ao candidato Lula. Como opção, registrou-se como pré-candidato a presidente. Tendo suas posições derrotadas na convenção nacional do PMDB, decidiu apoiar Lula, abrindo as portas a um entendimento no segundo turno da sucessão paranaense. Havia o precedente de 1998, quando PMDB e PT haviam feito coligação nas eleições ao governo e ao senado.

Apoiando Lula a presidente e recebendo apoio do PT à sua candidatura no segundo turno, Requião somou forças para, na fase final, ultrapassar o seu oponente. Quando as urnas foram escrutinadas, Álvaro Dias totalizou 44,80%. Requião, por sua vez, finalizou com 55,2%, elegendo-se para mais um mandato como governador.

Roberto Requião
Roberto Requião

Notícias Relacionadas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade