Temporários da UEM seguem mobilizados
Foto: ASC/UEM

104 Professores

Temporários da UEM seguem mobilizados

Educação por Victor Simião em 30/07/2019 - 16:22

Mesmo após anúncio do Governo sobre a renovação das 18 mil horas, eles aguardam decreto oficial.

Após anuncio de renovação das horas, temporários estão mais tranquilos. Ainda assim, eles seguem mobilizados. O anúncio do governo do Paraná em relação à renovação das 18 mil horas foi feito na noite dessa segunda-feira (29) por meio da CPS, a Comissão de Política Salarial. Com isso, a Universidade Estadual de Maringá segue com os 104 professores temporários cujos contratos se encerrariam no dia 31 deste mês. Ao todo, são 450 docentes nesse regime na UEM.

A apreensão no momento é quanto ao decreto que o Governador deve publicar, diz Rodrigo Beschoff, um dos participantes da comissão dos temporários na Estadual de Maringá.

Desde o fim do mês passado, os professores temporários estavam apreensivos. O embate foi longo: com troca de farpas e dados entre Governo e reitores do Paraná. Além disso, há a greve nas estaduais. Várias reuniões foram feitas – o Governo chegou a divulgar que as universidades estavam gastando além do limite; algo que depois foi explicado: é por falta de servidores.

Agora, a UEM convocou o CEP – o Conselho de Ensino e Pesquisa, para aprovar a retomada do calendário acadêmico. É que só assim os contratos vão poder ser renovados.

A professora temporária Izabel Demarchi comemorou a decisão, mas disse que a apreensão segue. É que há também a discussão sobre a Lei Geral das Universidades.

Na UEM a defasagem de servidores chega a mais de 900, segundo dados da instituição.

A CBN entrou em contato com a assessoria de imprensa ds Casa Civil, mas ainda não recebemos resposta.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade