Secretaria de Saúde do Paraná esclarece mitos sobre a dengue
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Saúde

Secretaria de Saúde do Paraná esclarece mitos sobre a dengue

Saúde por Luciana Peña em 27/12/2020 - 08:40

Não é verdade que para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada. Além de eliminar a água é preciso limpar bem o recipiente porque o ovo do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, pode sobreviver por mais de um ano sem água.

Ingerir vitamina B não é medida eficaz no combate à dengue. Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa e a vitamina B pode afastar mosquitos, o efeito não dura muito e varia de acordo com o metabolismo de cada um, dependendo do caso, pode não ter efeito algum.

Não há comprovação de que a borra de café no vaso das plantas ajude no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi constatado que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas para eliminar a água. Lave também os pratos dos vasos com bucha e sabão pelo menos uma vez por semana. 

Não é verdade que o ar-condicionado e o ventilador matem o mosquito.  O frio e o vento  apenas inibem a ação do inseto. Ele tem mais dificuldade para encontrar a vítima, mas não vai morrer. Os aparelhos espantam o mosquito, mas o inimigo volta na primeira oportunidade.

Não é verdade que repelentes são fundamentais no combate à dengue. Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm resultado indeterminado e temporário.

Não é verdade que qualquer picada do Aedes transmite a doença. É necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas de dengue. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante que em caso de suspeita o paciente procure o posto de saúde mais próximo.

Não é verdade que os ovos do mosquito só se desenvolvem em água limpa. Eles também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. 

Para combater a dengue não tem muito segredo, o indispensável é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

Com informações da Secretaria de Saúde do Paraná

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade