A dengue não deixou de ser uma preocupante questão de saúde pública. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná, na última semana epidemiológica, o estado registrou 122 casos da doença.
O atual ciclo começou em agosto e de lá para cá, o Paraná confirmou 1.497 casos de dengue em 175 municípios, com 5 mortes. Já são quase 16 mil notificações.
Na 15ª Regional de Saúde, com 30 cidades, incluindo Maringá, são 126 casos confirmados e nenhuma morte.
Levantamento realizado pela Sesa entre 1º de outubro e 15 de novembro apontou que 43,7% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti foram encontrados no lixo doméstico: recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas descartadas em pátios e entulhos da construção civil.
Por isso é tão importante conservar limpos os quintais das casas, terrenos vazios e as calçadas.
No Diário Oficial do Município de Maringá publicado no dia 22 de dezembro a Secretaria de Fazenda deu publicidade a 29 autos de infração por má conservação de imóveis e passeios públicos relacionados ao combate à dengue.
As notificações são acompanhadas de fotos que mostram, de mato alto a entulhos em residências, terrenos e calçadas.
Os autos de infração para passeio público obstruídos por material de construção, trazem a informação adicional: ‘ conservação de passeios- dengue”.
Dos 29 autos de infração, apenas dois são de outubro, o restante é de novembro; e o dono do imóvel tem 15 dias para regularizar a situação.
Os valores das multas variam de R$393,00 a R$ 16.000,00.
O número de notificações pode ser maior porque pode haver outros autos de infração que ainda não foram publicados em Diário Oficial.