
Evento online gratuito
Avaliação epidemiológica
Nesta segunda-feira, 18, a Secretaria de Saúde de Maringá divulgou o 7º boletim epidemiológico sobre Covid19, com base nos dados coletados até sexta-feira, 15 de maio. O documento atualiza detalhes sobre a situação do contágio do novo coronavírus na cidade e traz informações sobre o perfil dos infectados.
Até o dia 15, foram confirmados 132 casos de Covid-19 em Maringá. O boletim indica que a partir do dia 21 de abril, os casos aumentaram devido à maior oferta da testagem de exames laboratoriais. Além dos pacientes graves internados, também foram testados os casos leves, em unidades sentinelas para a Covid-19.
Dos 132 casos confirmados até sexta-feira, 97, ou seja, 73%, estão recuperados e foram liberados pelo monitoramento do isolamento domiciliar de 14 dias. Outros 25 pacientes (18%) permaneciam em isolamento domiciliar até 15 de maio e quatro (3%) estavam internados. O município registrou seis óbitos, o que corresponde a 4,5% do total.
Do total de casos positivos de Covid-19, 58% correspondem ao sexo masculino e 42% ao sexo feminino. Além disso dos 132, observa-se que 28% apresentaram comorbidades, predominando as doenças cardiovasculares e doenças metabólicas, como as diabetes.
O boletim epidemiológico também mostra a predominância dos casos positivos em pessoas entre 50 a 59 anos, correspondendo a 25%, seguido dos indivíduos de 30 a 39 anos com 18,9%, 40 a 49 anos com 18% e acima de 60 anos com 12,8% do total dos casos confirmados.
No total, 19 profissionais de saúde foram infectados pelo novo coronavírus, o que corresponde a 14% do total de casos positivos. O estudo ainda não contabiliza os 17 funcionários infectados no Hospital Psiquiátrico de Maringá.
O número de profissionais que ocupam funções administrativas infectados por Covid-19 também é 19 (14%). Na sequência, estão os empresários e comerciantes: 16 pacientes, o que equivale a 12%, e aposentados, que somam dez pacientes, com 7,5% dos casos. Clique aqui e veja a lista de profissões atualizada.
Em relação à distribuição espacial dos casos positivos de Covid-19 nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá, a Zona 7 é a que tem o maior número de pacientes infectados, com 26 confirmações até 15 de maio. Na sequência, está a Zona 6, com 15, o Jardim Aclimação, com 11 casos, e Zona Sul, com nove.
Em seguida estão as regiões da Vila Operária e Iguaçu, cada uma com sete pacientes confirmados, e Tuiuti e Morangueira, ambas com seis.
Óbitos
O boletim também indica que, dos seis óbitos por Covid-19 registrados em Maringá, 50% tinham entre 50 a 59 anos, 33,3% acima de 80 anos e 16% entre 30 a 49 anos.
Quando avaliado o gênero, observa-se que 67% eram pacientes do sexo masculino e 33% do feminino. A taxa de letalidade observada até 15 maio foi de 4,5%.
Observa-se, ainda, que 67% dos óbitos apresentaram comorbidades, sendo doenças cardiovasculares e doenças metabólicas, e 33% não apresentaram nenhuma patologia pregressas. Além disso, 83% dos casos que vieram a óbitos não possuíam registro de ausência do município, sendo que 17% afirmaram deslocamento por motivo de viagem.
Acesse GMC Online
Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional