Máscaras ajudam a cortar a cadeia de transmissão do coronavírus
Estudos apontam que as máscaras evitam que pacientes assintomáticos transmitam o vírus. | Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Proteção

Máscaras ajudam a cortar a cadeia de transmissão do coronavírus

Saúde por Luciana Peña em 17/04/2020 - 08:36

Estudos apontam que as máscaras evitam que  pacientes assintomáticos transmitam o vírus. Ou seja, menos perigo no ar. Por isso, usar máscara é um gesto de solidariedade ao próximo. Mas ainda tem muita gente na rua sem a proteção.

Aos poucos as pessoas estão voltando às ruas.

Em Maringá, gradualmente as empresas retomam as atividades.

É neste momento que a gente não pode esquecer de um acessório que é aliado no combate ao coronavírus: a máscara.

Mas ainda tem muita gente por aí sem a proteção. José Eugênio, de 70 anos,  passou quase um mês sem sair de casa. Depois de tanto cuidado, voltou às ruas sem máscara. [ouça no áudio acima]

Nesta pandemia do coronavírus a máscara se tornou uma acessório indispensável.

Ela pode não evitar que uma pessoa se contamine. Mas evita que uma pessoa contaminada transmita o vírus. E tem muita gente assintomática, que nem sabe que está com o vírus.

Os estudos apontam que um infectado pode contaminar até seis pessoas.

Quem usa máscara ajuda a cortar esta cadeia de transmissão.É o que diz a infectologista Simone Bonafé.

As máscaras cirúrgicas são as mais eficientes, mas neste momento de pandemia é preciso reservar todo o estoque para os profissionais de saúde e doentes.

Outras opções são as máscaras de tecido ou de TNT. Elas só podem ser usadas por 2 horas no máximo. 

A de TNT tem que ser descartada e a de tecido pode ser reutilizada. A dica é tirar a máscara sempre pela alça e lavar as mãos em seguida.

A máscara de tecido deve ser bem lavada com água corrente e sabão. Depois precisa ficar de molho por 30 minutos numa solução com água sanitária.

A proporção é de 1 para 10. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 100 ml de água. Enxágue e deixe secar bem.[ouça no áudio acima]

Portanto não esqueça: só saia de casa com máscara.