Clubes que fizeram história no Paraná, atletas que ganharam o mundo… a história do esporte em Maringá tem marcos e nomes importantes para a cidade, que proporcionam orgulho aos maringaenses. Para percorrer a trajetória das modalidades, o sétimo episódio do podcast “Linha do Tempo”, projeto do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para celebrar os 75 anos da Cidade Canção, conversou com especialistas que viveram e ainda vivem o esporte na cidade.
Ao longo do desenvolvimento do município, Maringá ganhou destaque em várias modalidades. No entanto, o futebol foi e continua sendo um dos esportes mais notáveis por aqui. A modalidade, inclusive, marcou o início do desenvolvimento esportivo maringaense ainda nos anos 1940.
Os primeiros registros históricos são desta década, especialmente pela criação da Sociedade Esportiva e Recreativa de Maringá, o primeiro clube esportivo organizado do município. A partir dos anos 1950, outras organizações surgiram e praticantes de diferentes modalidades começaram a ganhar força.
Mas antes mesmo da expansão de times oficiais, o que é considerado o “templo” do futebol em Maringá já era projeto. Hoje a casa da modalidade em Maringá, o Estádio Willie Davids começou a ser construído em 1956, a partir de um espaço da Companhia Melhoramentos.
Muito se discute sobre a origem do nome dado ao estádio, mas uma história curiosa encontrada pelo jornalista especialista em esportes Cláudio Viola destaca como o homenageado foi escolhido. “Quando se comemoravam os 50 anos de Maringá, eu tive o privilégio de entrevistar um engenheiro russo que aportou por aqui em 1932, por aí, e iniciou a fundação da cidade. Ele me contou uma história pouco divulgada e disse que um tal de Willie Davids, um engenheiro, não queria mais permanecer em Maringá. [Nessa época], cada um dos engenheiros tinha um espaço de terreno e os funcionários [da Companhia de Terras do Norte do Paraná] queriam um espaço para praticar futebol. A diretoria disse que não havia mais espaço, que todos já haviam sido comercializados ou doados para as pessoas. Aí, Willie Davids, que não ia ficar por aqui, doou um terreno [para os demais]. Onde era esse terreno? Exatamente onde está instalado hoje o Estádio Regional Willie Davids”, relembrou Viola.
O futebol também se tornou um “carro-chefe” do município quando um dos primeiros times oficiais organizados aqui levaram o nome da cidade aos holofotes. O responsável pelo marco foi o Grêmio Esportivo Maringá, fundado em 1961.
As histórias do início do esporte em Maringá até as conquistas atuais também foram discutidas por outros convidados presentes no sétimo episódio do podcast “Linha do Tempo”. A jornalista Brenda Caramaschi ainda recebeu o jornalista e criador do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, o secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Robson Xavier, e o CEO do Maringá Futebol Clube, Clério Dallazen Júnior.
O episódio do podcast Linha do Tempo que relembrou o esporte em Maringá é o sétimo capítulo da caminhada pela história da cidade. Veja os temas dos demais episódios:
1º episódio: trajetória da Universidade Estadual de Maringá (UEM);
2º episódio: história da comunicação em Maringá;
3º episódio: desenvolvimento do comércio maringaense;
4º episódio: arborização de Maringá e a história do Parque do Ingá;
5º episódio: Catedral de Maringá;
6º episódio: influência agronegócio em Maringá
Sobre o podcast
O podcast “Linha do Tempo” é um dos produtos criados para celebrar a história de Maringá enquanto o município comemora 75 anos de existência. Durante todo o mês de maio e junho, o Grupo Maringá de Comunicação vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e o futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.
O podcast, que fará um mergulho na história de Maringá por diferentes ângulos ao longo de 10 episódios, pode ser assistido no canal do Youtube do Portal GMC Online e da Maringá FM ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify.
Além disso, o projeto Linha do Tempo também contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá.
A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550