As lojas de fogos de artifício estão movimentadas. Consumidores estão garantindo o brilho e a alegria da festa da virada de ano que tradicionalmente tem fogos de artifício. È para marcar a chegada do ano novo. Na loja da Geane Macedo as vendas estão 20% maiores do que em relação ao ano passado.
Geane diz que a maior procura é pelos fogos coloridos que fazem menos barulho sem dimunir a beleza da festa.
Os fogos de artifício foram tema de um debate polêmico este ano na Câmara Municipal. Um projeto de lei e uma audiência pública trataram sobre a proibição da venda de fogos. Os defensores desta causa alegam que os fogos agridem recém-nascidos, idosos acamados e animais, principalmente cães, que escapam dos quintais, são atropelados… O vereador Odair Fogueteiro, empresário do ramo de fogos de artifício, participou do debate e está até contribuindo com uma mudança de comportamento. O estoque da loja dele este ano tem mais fogos coloridos. Uma tendência, diz ele.
Seja qual for o modelo de fogos escolhido, o importante é ficar atento as dicas de segurança. A lojista Luzia Galetti orienta.
E a prefeitura de Maringá organiza uma queima de fogos na virada do ano no Estádio Willie Davids. Serão três toneladas de fogos com 12 minutos de duração.