Hospital Paraná comunica familiares que estoque de medicamentos para intubação atingiu níveis críticos
Foto: Divulgação Hospital Paraná

Maringá

Hospital Paraná comunica familiares que estoque de medicamentos para intubação atingiu níveis críticos

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 19/03/2021 - 15:36

A diretoria do Hospital Paraná, um dos maiores hospitais de Maringá, está convidando familiares de pacientes internados por complicações da Covid-19 para fazer um comunicado nesta sexta-feira (19). Segundo os familiares dos pacientes, a diretoria está informando que os estoques de insumos e medicamentos do hospital estão atingindo níveis críticos. 

O cabeleireiro Fagner Gomes, de 35 anos, foi um dos familiares de pacientes que foi convidado nesta sexta-feira (19). Segundo Gomes, a diretoria foi transparente e informou a real situação que o hospital está enfrentando. 

“Eles disseram que não sabem até quando vai durar o estoque e se a gente quiser fazer a transferência para outro hospital a gente pode fazer porque eles não garantem. É apavorante. Foi por volta do meio dia de hoje que entraram em contato comigo. Enviaram uma mensagem no meu celular que precisavam fazer um comunicado. Fui desesperado pra lá. Estamos muito preocupados e sem saber o que fazer”, disse Fagner Gomes, que tem um amigo internado na UTI do Hospital Paraná, em Maringá. 

O presidente do Hospital Paraná, Luciano Okawa, confirmou ao GMC Online na tarde desta sexta, que o hospital está com dificuldades para manter os estoques de insumos que são utilizados nas UTIs. Okawa não informou até que dia o estoque atual será suficiente. 

No Facebook, o Hospital Paraná fez um comunicado informando que o aumento de casos de Covid-19 no Paraná e no Brasil ameaça o abastecimento de medicamentos para intubação, EPIs e outros equipamentos. Veja o comunicado completo abaixo.

Cemepar emite alerta para falta de medicamentos para entubação de pacientes

O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) emitiu um alerta na última segunda-feira, 15, para hospitais do Paraná, com relação ao risco do desabastecimento de medicamentos utilizados para a entubação de pacientes. Segundo o estado, o alerta foi emitido por causa do aumento de pacientes internados nos últimos dias em todas as quatro macrorregionais de saúde.

Segundo Cemepar, que monitora estoques de 63 hospitais que fazem parte do Plano Estadual de Enfrentamento à Covid, com os estoques atuais, os medicamentos serão suficientes apenas até quinta-feira, 18.

Os medicamentos são bloqueadores neuromusculares, que são os relaxantes usados para auxiliar na ventilação mecânica dos pacientes. Ainda de acordo com o Cemepar, o estoque de sedativos e analgésicos será suficiente para abastecer os hospitais por mais oito dias, até 23 de março.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que reforçou o pedido de mais medicamentos ao Ministério da Saúde e que está discutindo formas de evitar o desabastecimento dos medicamentos, por meio da compra emergencial direta dos laboratórios, sem a necessidade de licitação.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade