O Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) emitiu um alerta nesta segunda-feira (15) para hospitais do Paraná, com relação ao risco do desabastecimento de medicamentos utilizados para a entubação de pacientes. Segundo o estado, o alerta foi emitido por causa do aumento de pacientes internados nos últimos dias em todas as quatro macrorregionais de saúde.
Segundo Cemepar, que monitora estoques de 63 hospitais que fazem parte do Plano Estadual de Enfrentamento à Covid, com os estoques atuais, os medicamentos serão suficientes apenas até quinta-feira (18).
Os medicamentos são bloqueadores neuromusculares, que são os relaxantes usados para auxiliar na ventilação mecânica dos pacientes. Ainda de acordo com o Cemepar, o estoque de sedativos e analgésicos será suficiente para abastecer os hospitais por mais oito dias, até 23 de março.
O diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamin, disse que a secretaria está fazendo levantamentos e monitorando a situação.
[ouça o áudio]
A Secretaria Estadual de Saúde informou que reforçou o pedido de mais medicamentos ao Ministério da Saúde e que está discutindo formas de evitar o desabastecimento dos medicamentos, por meio da compra emergencial direta dos laboratórios, sem a necessidade de licitação.