Paraná está em alerta para falta de medicamentos para entubação de pacientes
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Cemepar

Paraná está em alerta para falta de medicamentos para entubação de pacientes

Saúde por Letícia Tristão em 16/03/2021 - 16:52

O Cemepar emitiu alerta aos hospitais do estado sobre o baixo estoque de medicamentos.

O Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) emitiu um alerta nesta segunda-feira (15) para hospitais do Paraná, com relação ao risco do desabastecimento de medicamentos utilizados para a entubação de pacientes. Segundo o estado, o alerta foi emitido por causa do aumento de pacientes internados nos últimos dias em todas as quatro macrorregionais de saúde.

Segundo Cemepar, que monitora estoques de 63 hospitais que fazem parte do Plano Estadual de Enfrentamento à Covid, com os estoques atuais, os medicamentos serão suficientes apenas até quinta-feira (18).

Os medicamentos são bloqueadores neuromusculares, que são os relaxantes usados para auxiliar na ventilação mecânica dos pacientes. Ainda de acordo com o Cemepar, o estoque de sedativos e analgésicos será suficiente para abastecer os hospitais por mais oito dias, até 23 de março.

O diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamin, disse que a secretaria está fazendo levantamentos e monitorando a situação.

[ouça o áudio]

A Secretaria Estadual de Saúde informou que reforçou o pedido de mais medicamentos ao Ministério da Saúde e que está discutindo formas de evitar o desabastecimento dos medicamentos, por meio da compra emergencial direta dos laboratórios, sem a necessidade de licitação.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade