Duas pesquisas sobre a Covid-19 em Maringá vão realizar testes rápidos
Teste rápido coronavírus — Foto: Governo de MS/Reprodução

Pandemia

Duas pesquisas sobre a Covid-19 em Maringá vão realizar testes rápidos

Saúde por Luciana Peña em 16/05/2020 - 09:31

A qualquer momento os moradores da cidade podem receber a visita de pesquisadores de universidades locais e do Ibope. Nos dois casos é importante confirmar a identificação do pesquisador. E o IBGE está fazendo uma pesquisa por telefone.


 

As pesquisas sobre a Covid-19, em Maringá e no resto do país, têm o objetivo de mapear a disseminação do vírus para a tomada de decisões. Precisamos apertar as regras de isolamento ou podemos flexibilizar mais?

Mas como tudo é muito novo, moradores podem ser surpreendidos por pesquisadores à porta de casa. E como o brasileiro bem sabe, em qualquer momento, seja de bonança ou em meio à tempestade, sempre aparecem os golpistas. Por isso, todo cuidado é pouco.

A jornalista Renata Mastromauro desconfiou quando um rapaz, se identificando como pesquisador, pediu a ela que fizesse um teste rápido da Covid-19.[ouça no áudio acima]

A pesquisa a que a Renata foi convidada a participar é do Ibope Inteligência, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas e financiada pelo Ministério da Saúde.

Realmente faltou divulgação. A CBN entrou em contato com o Ibope. A informação é de que 133 cidades no Brasil foram selecionadas para participar desta pesquisa, incluindo Maringá.

A pesquisa será realizada em etapas a cada 15 dias e pretende testar quase 100 mil pessoas. A CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari Nunes, explica como é a pesquisa.[ouça no áudio acima]

Outra pesquisa que vai realizar testes rápidos na população é local e está sendo divulgada. Serão realizados 800 testes rápidos, também em etapas, a cada 15 dias.  A pesquisa é da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a UEM, Unicesumar e Uningá.

Neste caso, todos os moradores selecionados para o teste rápido  serão avisados com antecedência, diz o professor da UEM Dennis Bertolini.[ouça no áudio acima]

E enquanto isso, há ainda outra pesquisa em andamento sobre a Covid-19. É a do IBGE, que está sendo realizada exclusivamente por telefone, explica o coordenador Sérgio Ricardo Braga da Silva  [ouça no áudio acima]

O telefone do IBGE é o 0800 721 8181. E para confirmar a identidade do pesquisador do Ibope o telefone é o 0800 800 5000.