Afastamento de vereadores de Maringá é suspenso
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/CMM

Câmara

Afastamento de vereadores de Maringá é suspenso

Política por Brenda Caramaschi em 18/04/2023 - 15:53

Na segunda-feira (17), a Câmara de Maringá recebeu um ofício que determinava o afastamento imediato dos vereadores Altamir dos Santos (Podemos) e Belino Bravin (PSD), mas após um pedido dos advogados de defesa dos parlamentares, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu a cassação dos vereadores, condenados por nepotismo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A obtenção da liminar pela defesa foi divulgada na manhã desta terça-feira (18).

Além da cassação do mandato, o STJ determina a suspensão dos direitos políticos de Altamir dos Santos (Podemos) e Belino Bravin (PSD) por três anos, tornando-os inelegíveis para as eleições de 2024.

De acordo com os advogados do vereadores, após uma mudança na lei N.º 8.429/1992, a defesa alega que o nepotismo não é mais punido com a suspensão dos direitos políticos pela legislação brasileira. Após o pedido da defesa, o Tribunal de Justiça do Paraná concedeu efeito suspensivo contra a decisão de cassação dos mandatos dos vereadores Altamir dos Santos e Belino Bravin.

A decisão é do desembargador Abraham Lincoln Calixto, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça Estadual. Com isso, os vereadores não podem ser afastados da Câmara de Maringá até uma nova decisão. O processo corre na Justiça desde 2005.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade