Ministério Público pede afastamento de vereadores de Maringá por nepotismo
Vereadores Altamir da Lotérica (à esquerda) e Belino Bravin (à direita) | Fotos: Câmara Municipal de Maringá

Legislativo

Ministério Público pede afastamento de vereadores de Maringá por nepotismo

Política por Iasmim Calixto/GMC Online em 29/03/2023 - 10:12

O Ministério Público do Paraná (MPPR) enviou um ofício à Câmara Municipal de Maringá solicitando o afastamento imediato dos vereadores Belino Bravin (PSD) e Altamir dos Santos (PODEMOS). A ação se dá por conta de um processo envolvendo os dois edis, acusados de nepotismo.

O processo teve início há cerca de 17 anos e, neste ano, todos os recursos e apelações foram esgotados, já que a sentença está em trânsito em julgado, não havendo mais possibilidade dos vereadores recorrerem às decisões da justiça, que pede o afastamento de Bravin e Altamir dos cargos.

Na ação civil pública assinada pelo Promotor de Justiça Pedro Ivo Andrade, o processo informa que os vereadores perderam seus direitos políticos.

“Seja imediatamente oficiado ao Ilustríssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Maringá informando o trânsito em julgado da condenação relativa à suspensão dos direitos políticos imposta aos réus BELINO BRAVIN FILHO e ALTAMIR ANTÔNIO DOS SANTOS, que ainda exercem o mandato de vereador, bem como solicitando providências para que aquela Casa promova o imediato afastamento de tais vereadores, haja vista não serem mais detentores dos requisitos de elegibilidade (art. 14, 3º, da CF/88) para o exercício do mandato.“

No documento, o promotor ainda pede a suspensão imediata dos cargos ocupados por Bravin e Altamir.

“Destaque-se, por fim, a premente necessidade da Câmara Municipal de Maringá determinar a imediata vacância do cargo de ambos os vereadores, haja vista que a ação que redundou na suspensão dos direitos políticos dos executados, tramitou por longos 17 anos, período em que os executados ocuparam por diversas vezes o cargo de vereador de Maringá, mesmo pairando tal nódoa, restando evidente a injustiça de se evitar que tal situação se prolongue ainda mais.“

Belino Bravin e Altamir dos Santos são investigados desde 2005, junto de outros sete ex-vereadores de Maringá, pelo crime de nepotismo, após empregarem familiares em cargos da Câmara de Vereadores.

Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em condenar os vereadores a perda dos direitos políticos pelo prazo de três anos e o ofício encaminhado pelo MPPR, por meio da da 1ª Promotoria de Justiça de Maringá, a Câmara de Maringá tem o prazo de 30 dias para cumprir a sentença proferida pelo STJ.

Altamir dos Santos foi vereador por quatro mandatos (2001 – 2004; 2005 – 2008; 2017 – 2020 e 2021 – atualmente).

Já Belino Bravin é um dos legisladores com mais tempo de casa, com oito mandatos (1993 – 1996; 1997 – 2000; 2001 – 2004; 2005 – 2008; 2009 – 2012; 2013 – 2016; 2017 – 2020; 2021 – atualmente). Ambos foram reeleitos em 2020 como segundo e terceiro vereadores mais votados de Maringá.

Conforme a última eleição municipal, os suplentes dos atuais vereadores são Jean Marques e Vera Lúcia Lopes.

Jean Marques, que já foi vereador em Maringá na legislatura de 2017 a 2020, ocuparia o cargo deixado por Altamir da Lotérica. Nas eleições de 2020, Jean recebeu 1.774 votos, ficando na suplência do partido. Jean também é servidor municipal desde 2009, lotado na Procuradoria Geral do Município, com atuação no Núcleo Fiscal.

Vera Lúcia Lopes assumiria a cadeira deixada por Bravin. Candidata à vereadora em 2020, Vera recebeu 756 votos, sendo filiada ao PSD. Funcionária pública desde 2007, atualmente, Vera ocupa um cargo na administração da diretoria de ações voltadas à cidadania.

O GMC Online entrou em contato com a Câmara Municipal de Maringá, que informou que apenas irá se pronunciará quando for notificada. Já a defesa das partes afirmou que só irá se pronunciar sobre o caso por meio de processo judicial.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade