Abramed alerta para o risco de falta de insumos para testes de Covid-19 no país
Em Maringá, as filas em farmácias que fazem o exame continuam grandes e algumas não têm mais testes. | Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Saúde

Abramed alerta para o risco de falta de insumos para testes de Covid-19 no país

Saúde por Luciana Peña em 13/01/2022 - 11:31

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica emitiu uma nota técnica em que defende prioridade para os exames. Em Maringá, as filas em farmácias que fazem o exame continuam grandes e algumas não têm mais testes. O exame de antígeno também está em falta em um laboratório consultado pela reportagem. A CBN também questionou a Secretaria Municipal de Saúde. 

A nota técnica da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alerta para a necessidade de utilização criteriosa de testes para evitar risco de redução de oferta de exames para detectar a Covid-19.

Apesar de reconhecer que é importante testar toda a população para o controle epidemiológico, a Abramed diz que a exemplo do que ocorre em outros países, aqui também pode faltar insumo para testes tanto de PCR quanto de antígeno.

A nota orienta para que a prioridade seja: pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.

As filas em farmácias que fazem o teste continuam grandes. E muita gente que vai fazer o teste não tem sintomas.

A dentista Maria Luiza Lagos voltou de viagem e quer fazer o teste para retomar o atendimento a pacientes, mas não tem qualquer sintoma. [ouça o áudio acima]

E já faltam testes na cidade. Um laboratório de diagnósticos médicos informou que não tem mais o teste de antígeno, ou teste rápido. Mas a oferta do exame PCR, o molecular, está normal.

O produtor musical Moracy Jacques Junior ia fazer o teste numa farmácia, a terceira que ele procurou. Nas outras não havia mais testes disponíveis. [ouça o áudio acima]

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 35 mil testes de Covid-19 entre o dia 1º e 10 de janeiro. A CBN questionou o estoque de testes disponíveis e perguntou se há contratos com fornecedores para mais remessas; e aguarda um retorno.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade