Após levantamento com empresas e poder público, o Sebrae já finalizou as propostas para a retomada da economia em Maringá. Essa consolidação leva em conta o que aconteceu na cidade devido à Covid-19 e o que deve ser realizado para que o município volte a crescer como antes. Parte do que o Sebrae considera essencial foi apresentado à Prefeitura de Maringá em uma reunião na semana passada. Havia a expectativa de que um encontro público ocorresse esta semana para apresentar o resultado, o que não aconteceu.
O Sebrae coordena uma força-tarefa que reúne setores empresarias e o poder públicos. O objetivo ao longo dos últimos meses tem sido entender como o coronavírus impactou Maringá e quais as medidas que devem ser tomadas para reduzir os danos ou mesmo voltar a fazer a economia subir.
A CBN não conseguiu saber quais são as propostas consolidadas, mas conversou com o gerente regional do Sebrae e um dos coordenadores do trabalho, Luiz Carlos da Silva. Ele explicou que parte das propostas foi entregue à Prefeitura. Aí, ela avalia e valida. Somente depois é que haverá a apresentação pública, que pode ocorrer na semana que vem.
Silva também disse que algumas medidas já têm sido implementadas pelos empresários, como atividades online. [ouça no áudio acima]