Observatório Social alerta para falhas no projeto que transforma servidores celetistas em estatutários
Divulgação/(observatoriosocialmaringa.org.br)

Regime Único

Observatório Social alerta para falhas no projeto que transforma servidores celetistas em estatutários

Política por Luciana Peña em 24/09/2019 - 16:11

O projeto do Executivo foi lido na sessão da Câmara desta terça-feira (24). Segundo o Observatório, o projeto não prevê um plano de custeio para as aposentadorias destes servidores, o que pode comprometer a saúde financeira do Fundo Previdenciário.

Maringá tem mais de dez mil servidores públicos municipais. Uma pequena parte, 960, é composta de servidores celetistas. Eles não têm estabilidade no emprego, não têm benefícios como progressões e promoções da carreira pública, mas têm Fundo de Garantia. Quando se aposentarem vão receber pelo INSS.

A prefeitura quer criar um regime jurídico único, com a justificativa de que assim fica mais fácil administrar as carreiras. Outra justificativa é que estes servidores celetistas foram contratados para atuar em programas de saúde bancados pelo Governo Federal, em áreas essenciais como o combate à dengue. E a cidade não pode ficar sem estes servidores caso o Governo decida acabar com os programas. A criação de um sistema jurídico único foi também uma promessa de campanha do prefeito Ulisses Maia, que na semana passada, quando enviou o projeto à Câmara; foi aplaudido por centenas de servidores. O projeto foi elaborado por uma comissão que apresentou um relatório com mais de cem páginas e várias análises técnicas. Esses pareceres, no entanto, deixam dúvidas sobre a viabilidade da proposta do Executivo. A preocupação não é com o curto prazo, porque a prefeitura reduziria despesas como pagamento do FGTS. Mas e no futuro, quando os celetistas se aposentarem? O Fundo Previdenciário da Maringá Previdência terá condições de bancar os benefícios? O questionamento é feito pelo Observatório Social. A presidente do OSM, Giuliana Lenza, diz que há uma falha no projeto, que deveria apresentar um plano de custeio.

O projeto foi lido na sessão da Câmara desta terça-feira e está no Departamento Jurídico da Casa para análise. Depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça. O presidente da CCJ, Jean Marques, diz que a princípio não é contra a migração de celetistas para estatutários. Mas é preciso avaliar os detalhes. Os médicos, por exemplo, no regime celetista eles se aposentam pelo teto do INSS. No regime estatutário vão receber pela média dos salários.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Alex Chaves, disse que o projeto não será votado sem que antes haja uma ampla discussão, inclusive com audiências públicas.

A previsão é de que tramitação do projeto dure cerca de 20 dias antes de chegar ao plenário.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade