Uma ouvinte da CBN entrou em contato para explicar a seguinte situação: ela trabalha no setor de manutenção e limpeza da praça de alimentação de um shopping center.
Para evitar demissões, a empresa aderiu ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, a Medida Provisória 936. Parte dos funcionários teve o contrato suspenso.
Só na semana que vem a praça de alimentação volta a funcionar e a parcela de funcionários que teve os contratos suspensos está retornando ao trabalho.
Com a equipe cheia, a ouvinte teme que haja demissões, porque o movimento de consumidores durante a pandemia será menor.
As demissões podem ser evitadas se mais uma vez a empresa puder aderir ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego, e suspender os contratos da outra parte de funcionários.
A ouvinte pergunta se isso é possível. O advogado Vicente Suzuki, especialista em direito empresarial, explica que sim.[ouça no áudio acima]
O que ainda não pode é prorrogar a suspensão de contratos.[ouça no áudio acima]
E a MP 936 foi aprovada nessa sexta-feira na Câmara Federal. Houve algumas mudanças, inclusive na duração da suspensão de contratos. Mas ainda há um longo trâmite até que a alteração passe a valer.[ouça no áudio acima]
Caso você tenha alguma sugestão de pauta, mande a sua mensagem. O WhatsApp da CBN Maringá é (44) 99877 9550.
Lembre-se: ao sair de casa, use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante