Justiça obriga Jandaia do Sul a tomar providências em relação ao canil municipal
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Bem-estar animal

Justiça obriga Jandaia do Sul a tomar providências em relação ao canil municipal

Paraná por Luciana Peña em 06/10/2023 - 08:59

A decisão liminar atende um pedido do Ministério Público que foi provocado por entidades ligadas à proteção animal. O MP já havia expedido recomendações administrativas, sem sucesso. A saída foi ajuizar uma ação contra a Prefeitura de Jandaia do Sul.

De acordo com a decisão, a Prefeitura tem 15 dias úteis para providenciar ração em quantidade e qualidade suficientes para a manutenção dos animais. O canil municipal abriga cães e gatos. Caso a administração não cumpra a determinação, a multa diária está fixada em R$ 25 mil.

No prazo de 15 dias também, a gestão precisa adotar medidas de controle de roedores no canil.

O Município também está obrigado a apresentar um Plano de Ação e Monitoramento para o bem-estar dos animais e prevenção de zoonoses.

A elaboração do plano deve contar com a participação de veterinários, do Ministério Público e de organizações não-governamentais.

A Prefeitura também terá que fazer um diagnóstico da população de animais em situação de rua, criar programas de capacitação e sensibilização de agentes públicos das áreas da saúde e meio ambiente, elaborar programas de educação e conscientização da população sobre abandono de animais, maus-tratos e crime ambiental, entre outras providências.

Segundo o Ministério Público, a investigação apurou que os gatos e cães do Canil Municipal não estão sendo vacinados, que no local há proliferação de animais peçonhentos e que o espaço representa um risco à saúde pública. Também foi constatado problema em relação ao tratamento de animais doentes.

Ouça o que diz o promotor de Justiça Marco Felipe Torres Castelo. [ouça o áudio]

A CBN entrou em contato com a Prefeitura de Jandaia do Sul e aguarda um retorno.

(ataulizado às 16h40): Em nota a Prefeitura de Jandaia do Sul informou que:

"Considerando que a Ação 0003349-75.2023.8.16.0101 de Ação Civil Pública está em andamento e que  o  Município possui prazo para apresentação de resposta. O conteúdo da decisão está sendo analisada pelo Departamento Jurídico, sendo que o  Município prefere manifestar-se nos autos, para somente depois prestar maiores informações a respeito."

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade