“Emenda Apucarana” da PEC 66 pode salvar cidade mais endividada do Brasil
Reprodução. Prefeitura de Apucarana.

Gestão pública

“Emenda Apucarana” da PEC 66 pode salvar cidade mais endividada do Brasil

Paraná por Luciana Peña em 04/09/2025 - 16:26

A cidade de Apucarana,tem uma dívida de R$ 1,3 bilhão com a União. O prefeito foi informado que a dívida será executada, com a retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e adotou medidas de contenção de despesas. Mas a cidade está “quebrada” diz prefeito e em 90 dias ficará inviável se dívida não for renegociada. 


 
Apucarana é uma cidade com 130 mil habitantes.

No final da década de 1990 a gestão municipal firmou dois financiamentos com a União.

No começo dos anos dois mil, os gestores conseguiram na Justiça a suspensão dos pagamentos e começou uma discussão sobre o valor devido.

Mais de 20 anos depois, a cidade perdeu a briga e como nenhum gestor ao longo deste período reservou em juízo o dinheiro das parcelas dos financiamentos, a dívida terá que ser paga com o recurso do caixa atual.

E é a maior dívida de um município brasileiro com a União: R$ 1,3 bilhão.

O prefeito Rodolfo Mota diz que o valor representa 220% da receita corrente líquida do município.

E a União informou que irá executar a dívida, ou seja, vai reter a transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A cidade está quebrada, diz o prefeito.[ouça o áudio]

O prefeito determinou medidas de contenção de despesas e espera poder renegociar a dívida com a União. Na semana que vem a PEC 66 que permitirá este tipo de renegociação, será promulgada no Congresso Nacional. Um dos artigos está sendo chamado de “emenda Apucarana”.

A CBN não conseguiu contato com os gestores anteriores para comentar o assunto.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade