JF determina reintegração de posse de área ocupada por famílias sem-teto
Foto: Edson Silva

Paiçandu

JF determina reintegração de posse de área ocupada por famílias sem-teto

Paraná por Luciana Peña em 13/02/2024 - 17:15

A Justiça Federal determinou a reintegração de posse da faixa de domínio da ferrovia em Paiçandu, que foi ocupada por famílias ligadas à Frente Nacional de Luta (FNL), no último sábado (10).

A decisão é do juiz federal Cristiano Aurelio Manfrim, que fixou multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da medida.

O pedido de reintegração de posse foi impetrado na Justiça Federal pela concessionária de ferrovias Rumo e concedido nessa segunda-feira (12).

Um oficial de justiça esteve na manhã desta terça-feira (13) no acampamento para o cumprimento da ordem.

A área que pertence à União e está sob responsabilidade da concessionária foi ocupada por famílias que instalaram barracas no terreno.

Como se trata de uma faixa de domínio, ou seja, terreno ao lado de ferrovia,  a concessionária tem obrigação de preservar o local contra invasões, venda, aluguel ou empréstimo.

Segundo a Rumo, a função da faixa de domínio é garantir a segurança da operação e das comunidades, a manutenção da via e a expansão ferroviária. A faixa de domínio não tem uma medida fixa, e varia de acordo com o terreno e traçado da ferrovia.

Em nota enviada à redação da CBN Maringá, a concessionária diz que  “ É fundamental ressaltar que essa ação não visa reprimir a legítima manifestação dos movimentos sociais, mas sim garantir a coexistência pacífica dos interesses da comunidade com as obrigações legais e contratuais inerentes à concessão ferroviária.”

Policiais federais e policiais rodoviários federais foram acionados para a retirada das famílias do local.

A CBN não conseguiu contato com representantes da FNL. 

Ouvintes enviaram fotos do acampamento onde nessa segunda-feira (12) se via sinais de fumaça.  

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade