Impulsionamento de campanha eleitoral está liberado nas redes sociais
Nelson Jr/TSE

Eleições 2018

Impulsionamento de campanha eleitoral está liberado nas redes sociais

Eleições 2018 por Victor Simião em 30/08/2018 - 16:48

Candidatos fazem isso no Instagram e Facebook. Na avaliação de especialista, essa é a principal ferramenta para muitos candidatos.

Nas eleições de 2014, as redes sociais já foram muito utilizadas pelos candidatos. Mas, em 2018, elas estão sendo utilizadas ainda mais. Entre outros fatores estão o tempo menor de campanha, principalmente em rádio e TV, e a permissão do impulsionamento. Candidatos, partidos e coligações podem pagar para que as postagens sejam vistas por mais pessoas no Facebook e Instagram.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a medida no fim do ano passado.Por isso, não se surpreenda se você vir vários candidatos na sua timeline. O Facebook indica que é propaganda eleitoral.

Para advogado Diego Pereira, especialista em direito eleitoral, as redes sociais podem ser vistas como a ferramenta principal. Até porque muita gente vai ter pouco tempo em TV e rádio. 

Há uma série de restrições na campanha nas redes sociais. Só candidatos, coligações e partidos podem impulsionar publicações. Qualquer suspeita de irregularidade pode ser denunciada à justiça por meio do aplicativo Pardal.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade