Em todo o país, o índice de ausência às urnas durante o primeiro turno das eleições deste ano foi de 20,3%. No Paraná, as faltas totalizaram 16,9% e em Maringá, chegou a 19,3%. Na cidade o índice equivale a 53.253 eleitores que deixaram de votar e também não justificaram o voto no dia do pleito. Esses eleitores têm até essa quinta-feira (6) para justificar a ausência às urnas.
A data está prevista no Calendário Eleitoral. A analista judiciária de Maringá, Fernanda Fulgêncio, explica que a justificativa por ser feita em qualquer cidade onde o eleitor estiver ou pela internet.
Quem não votou e nem justificou o voto no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, ficará com o título do eleitor irregular, o que acarreta uma série de problemas. Além disso, o eleitor também terá que pagar uma multa.
No Brasil, a obrigatoriedade do voto é para cidadãos com idades entre 18 e 70 anos. Para quem não votou no segundo turno das eleições deste ano, o prazo para justificar o voto encerra no dia 27 de dezembro. Em Maringá, o horário de atendimento na Justiça Eleitoral é das 12h às 19h.