Quem não votou no 1º turno tem até esta quinta-feira (6) para justificar voto
Arquivo/Agência Brasil

Eleições

Quem não votou no 1º turno tem até esta quinta-feira (6) para justificar voto

Eleições 2018 por Carina Bernardino em 06/12/2018 - 09:25

Em Maringá, 53.253 eleitores não compareceram às urnas no dia 7 de outubro. O índice de abstenção foi de 19,3%. A justificativa pode ser feita em qualquer cidade ou pela internet. 

Em todo o país, o índice de ausência às urnas durante o primeiro turno das eleições deste ano foi de 20,3%. No Paraná, as faltas totalizaram 16,9% e em Maringá, chegou a 19,3%. Na cidade o índice equivale a 53.253 eleitores que deixaram de votar e também não justificaram o voto no dia do pleito. Esses eleitores têm até essa quinta-feira (6) para justificar a ausência às urnas.

A data está prevista no Calendário Eleitoral. A analista judiciária de Maringá, Fernanda Fulgêncio, explica que a justificativa por ser feita em qualquer cidade onde o eleitor estiver ou pela internet.

Quem não votou e nem justificou o voto no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, ficará com o título do eleitor irregular, o que acarreta uma série de problemas. Além disso, o eleitor também terá que pagar uma multa.

No Brasil, a obrigatoriedade do voto é para cidadãos com idades entre 18 e 70 anos. Para quem não votou no segundo turno das eleições deste ano, o prazo para justificar o voto encerra no dia 27 de dezembro. Em Maringá, o horário de atendimento na Justiça Eleitoral é das 12h às 19h.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade