Eclipse solar poderá ser visto em Maringá; saiba o horário
Foto: Nasa

Neste sábado (14)

Eclipse solar poderá ser visto em Maringá; saiba o horário

Paraná por Portal GMC Online em 14/10/2023 - 10:17

Neste sábado (14), um dos principais eventos astronômicos de 2023 poderá ser visto nos céus de Maringá e região: o eclipse solar. Em todas as regiões do Brasil o fenômeno será visível, em algumas regiões com mais intensidade, outras menos.

No Paraná, incluindo Maringá e região, o eclipse solar será visível de forma parcial. Ou seja, será possível ver parte do sol eclipsado pela lua. Tudo dependerá, porém, das condições do tempo.

Segundo o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, um eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas o tamanho aparente da Lua não é grande o suficiente para cobrir completamente o disco solar. “Isso resulta em um anel de luz solar visível ao redor da borda da Lua, dando origem ao termo anular, que se refere a essa forma de anel”, explica.

Ainda de acordo com Zorzan, o eclipse começará às 15h30 deste sábado, mas os melhores horários para visualização ocorrem a partir das 16h, quando já se vê com clareza um pedacinho do sol sendo encoberto.

FENÔMENO RARO

O fenômeno raro também é conhecido como “anel de fogo”, e acontece, portanto quando a terra, o sol e a lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.

“É importante mencionar que os eclipses solares anulares são menos comuns do que os eclipses solares totais. Durante um eclipse solar total, a Lua cobre completamente o disco solar, resultando em um período de escuridão temporária conhecido como “totalidade”. Nos eclipses anulares, mesmo que o anel de luz seja visível ao redor da Lua, ainda é perigoso observar diretamente o fenômeno sem proteção ocular adequada, pois a intensidade da luz solar pode causar danos aos olhos”, destaca Zorzan.

O eclipse anular vai ser visível em parte do Norte e nordeste do Brasil, enquanto na região de Maringá haverá um eclipse parcial, que, segundo Zorzan, ocorre quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol. “Então, assim, surge uma cena em que o Sol fica parecendo uma Lua minguante. Nossa região, de Maringá, vai ter entre 30 a 40% do Sol encoberto, o que já causará uma excelente visualização”, diz Zorzan.

Neste sábado, a partir das 11h30, o Observatório Nacional começa a transmissão, pelo YouTube, do eclipse para todo o Brasil. Para assistir, clique aqui.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Imagem: Brasil em Mapas
Imagem: Brasil em Mapas

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade