Comércio entende isolamento social, mas quer data para reabrir em Maringá
Reunião foi realizada na sede da Acim (Foto: Victor Simião/CBN Maringá)

No aguardo

Comércio entende isolamento social, mas quer data para reabrir em Maringá

Economia por Victor Simião em 09/04/2020 - 20:40

Em reunião na Acim, representantes questionam secretário de Saúde se há prazo. Jair Biato disse não ser possível dar uma data categórica no momento, mas que deve levar ao menos duas semanas. Novo encontro para discutir o assunto deve ocorrer no sábado (11).

Após a Prefeitura de Maringá permitir, mediante regras, a volta de alguns setores como indústria e construção civil, o comércio espera a vez dele. Representantes do setor e o secretário municipal de Saúde, Jair Biato, se reuniram na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) para discutir o assunto. Foi no início da noite desta quinta-feira (09).  

Em pouco mais de uma hora, o secretário ouviu reclamações do setor produtivo. Embora entendam a quarentena, empresários estão preocupados com demissões e falta de dinheiro. Por isso, querem uma data para a reabertura do comércio.  

Durante a reunião. Biato disse não ser possível definir um prazo exato, e estipulou, no momento, ao menos duas semanas. 

Representantes da Acim e Sivamar, o sindicato dos varejistas, gostariam de uma prazo menor. Eles criaram um plano de reabertura e entregaram ao secretário. Uma nova reunião para discutir o assunto ficou marcada para a tarde de sábado (11), na sede da associação.

O presidente do Sivamar, Ali Wardani, explicou que espera que logo se chegue a uma decisão. Acionar a Justiça não está descartado, segundo ele. Wardani falou que semana que vem seria um bom momento para a reabertura.

Vice-presidente da Acim, Mohamad Awada também disse esperar que uma data seja decidida em breve. Segundo ele, os empresários estão preocupados, mas querem voltar a trabalhar com segurança.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Maringá tem autorizado a reabertura de alguns segmentos. As decisões ocorrem ou após reuniões com responsáveis ou depois de determinações judiciais.

O secretário Jair Biato foi procurado pela reportagem. Ele preferiu não gravar entrevista sobre o assunto, mas disse a jornalistas que não há uma data definida para a reabertura do comércio. 

Maringá tem mais de 40 casos confirmados de coronavírus. Quatro pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade