Certidão de quitação eleitoral está liberada
Divulgação/TSE

Eleições 2018

Certidão de quitação eleitoral está liberada

Eleições 2018 por Carina Bernardino em 16/10/2018 - 18:38

A solicitação deve ser feita pela internet ou no cartório eleitoral. Sem o documento, o eleitor tem os direitos políticos suspensos e fica impedido, por exemplo, de assumir um cargo público ou tirar o passaporte. 

O Tribunal Superior Eleitoral liberou nesta semana a emissão de certidão eleitoral, que pode ser solicitada pela internet ou pessoalmente no cartório eleitoral da cidade onde o eleitor reside e vota. A solicitação online pode ser feita nos sites do TSE e do TRE.  Nos dois casos, é preciso ter o número do título de eleitor. O documento comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral. Quem não estiver, pode ter os direitos políticos suspensos e ficar impedido de assumir cargo público, tirar o passaporte ou RG, receber salário de cargo público, participar de licitações do Governo e conseguir empréstimos em bancos públicos. A certidão também é válida no caso de o eleitor perder o comprovante de votação, entregue no dia do pleito. 

Uma terceira opção para tirar a certidão de quitação eleitoral é pelo aplicativo e-Título. É só entrar no app e emitir o documento, que é gratuito. E o eleitor que não votou no último dia 7, tem até o dia 6 de dezembro para justificar o voto pela internet ou no cartório eleitoral.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade