Ao longo da gestão Maia, 51 pessoas passaram pelo primeiro escalão
Arquivo/CBN Maringá

Mudança

Ao longo da gestão Maia, 51 pessoas passaram pelo primeiro escalão

Política por Victor Simião em 24/02/2020 - 18:30

O dado é relativo ao número de secretários que passaram pela administração. Recentemente, dois secretários deixaram a Prefeitura de Maringá.

De janeiro de 2017 até o momento, 51 pessoas passaram pelo chamado ‘primeiro escalão’ da Prefeitura de Maringá. O levantamento da CBN leva em conta as atuais 20 secretarias e também o Procon, o Instituto de Pesquisa e Planejamento, o Aeroporto e a Agência Maringaense de Regulação. 

Das 24 pastas, nove não tiveram nenhuma troca. Entre elas estão Saúde, com Jair Biatto; Recursos Humanos, com César França; e Fazenda, com Orlando Chiqueto. 

Duas secretarias tiveram cinco chefes até o momento, o maior número: Gestão e Planejamento e Urbanismo. A primeira começou com Laércio Fondazzi. Depois, teve Alexis Kotsifas, Rogério Calazans e Cesar Arnoni. No momento, Clovis Melo é o secretário. 

A Seplan teve início com Celso Saito. Depois passaram Daniela Sevulski, Marcos Zucolotto, Sigmar Navachi. Agora, a chefia fica por conta de Bruna Barroca. 

A Secretaria de Meio Ambiente teve quatro secretários. Controladoria Geral, Assistência Social, Procuradoria Geral, Cultura  e Serviços Públicos passaram por três mudanças. 

Entre outras, Mulher e Segurança Pública tiveram duas alterações.

Não é possível dizer que as substituições se deram somente por política ou por capacidade técnica. No caso do Procon, por exemplo, Rogério Calazans deixou o cargo de diretor e hoje é pré-candidato. No caso do Coronel Antônio Padilha, na Segurança Pública, o motivo foi pessoal. 

As mudanças mais recentes aconteceram neste ano. Miguel Fernando Perez deixou a Cultura alegando razões pessoas. No lugar dele assumiu Chico Pinheiro, que já era o diretor da pasta. Ele deve permanecer no cargo enquanto a administração procura por outro nome. Entretanto, o Conselho Municipal de Cultura quer que ele termine o ano na função. 

Nos Serviços Públicos, Vagner de Oliveira deixou o cargo em janeiro após desgastes em relação às roçadas em Maringá. Domingos Trevisan assumiu a função interinamente. Ele, que é chefe de gabinete do município, deve ficar no cargo para resolver alguns processos burocráticos.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, disse à CBN que novas mudanças devem ser feitas. Entre outros motivos está a eleição deste ano.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade