A população pode procurar uma das 34 UBSs de Maringá neste sábado para tomar qualquer vacina que esteja faltando. É o Dia D de Vacinação, até 13h. Servidores da Secretaria de Saúde estarão lá para aplicar vacinas de rotina, contra Covid-19 e o imunizante contra a gripe. Para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, havia informado a CBN sobre a programação do Dia D. [ouça o áudio acima]
Será possível atualizar o esquema vacinal com imunizantes de rotina do calendário de qualquer idade, inclusive o reforço contra a paralisia infantil para crianças de 1 ano e 3 meses e 4 anos.
A vacina DTP, contra difteria, tétano e coqueluche, também para crianças de 1 e 3 meses a 4 anos, está disponível em todas as UBSs novamente. A aplicação da vacina contra a gripe também pode ser feita para qualquer pessoa a partir dos 6 meses. Assim como a campanha de vacinação contra o coronavírus.
A aplicação do reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 é para pessoas com 18 anos ou mais ou adolescentes entre 12 e 17 anos que fazem parte dos grupos especiais, quem tem comorbidades, gestantes, puérperas, indígenas, imunocomprometidos ou pessoas com deficiências permanentes.
Para receber a bivalente é necessário ter recebido, pelo menos, duas doses de qualquer imunizante contra a Covid-19, com a última dose há pelo menos quatro meses. A vacina contra a Covid-19 também está liberada para qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade e com esquema de três doses até os 17 anos.
Ainda neste sábado está sendo realizada uma do ′Espaço Saúde′, na UBS Parigot de Souza. Até 13h, há diversos serviços gratuitos como acupuntura, auriculoterapia, reflexologia, atendimento odontológico, orientação nutricional, verificação de pressão e glicemia, coleta de preventivo e vacinação. Também haverá brinquedos infláveis, cama elástica e distribuição de pipoca e algodão doce.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550