Palavras fora de contexto, tiques e gestos são sintomas da Síndrome de Tourette, um distúrbio neuropsiquiátrico que se caracteriza por tiques motores e vocais que ocorrem com frequência e intensidade variáveis e geralmente de forma involuntária.
O gerente de uma corretora de seguros, Samuel Santos Silva, convive com o diagnóstico desde janeiro, ele explica que com o passar dos meses a síndrome ficou mais estabilizada. (Ouça o áudio)
A Síndrome de Tourette é caracterizada por uma combinação de movimentos involuntários repentinos e sons vocais repetitivos. De acordo com a psicóloga Talita Medeiros, os sintomas mais comuns são os tiques, caracterizados por dois tipos principais. (Ouça o áudio)
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome de Tourette é um distúrbio raro, que atinge 1% da população mundial. Para o jovem Samuel muitos ainda não conhecem o assunto e não sabem do que se trata a síndrome. (Ouça o áudio)
Diante do diagnóstico, a melhor abordagem de tratamento se pauta dentro das terapias psicocomportamentais, técnicas de relaxamento e tratamentos medicamentosos. (Ouça o áudio)
A síndrome não tem cura, mas um tratamento eficaz pode auxiliar o indivíduo a suprimir os gatilhos e reduzir os episódios de tiques, melhorando a qualidade de vida.