Suspeitos invadiam contas bancárias para quitar IPVA de carros de luxo
Foto: PC/PR

Paraná e Pará

Suspeitos invadiam contas bancárias para quitar IPVA de carros de luxo

Segurança por Luciana Peña em 07/10/2020 - 08:00

A Polícia Civil do Paraná está cumprindo na manhã desta quarta-feira (7), 31 mandados judiciais contra suspeitos de invadir contas bancárias para quitar o IPVA,  Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, de carros de luxo.

São 16 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranavaí e Umuarama, no Paraná, e Marabá, no Pará. 

A investigação começou há oito meses. Os investigados entravam em contato com proprietários de carros de luxo e ofereciam a quitação do imposto com descontos de 30 a 50%. 

O débito era pago com dinheiro desviado de contas bancárias. 

A Polícia Civil do Paraná descobriu que várias pessoas atuavam no estado atraindo clientes para o esquema criminoso. A maior parte do dinheiro arrecadado aqui ia para o Pará, onde estava o restante da organização criminosa.

 Segundo as investigações, despachantes também estavam envolvidos com o esquema de fraude.

Não há indícios de que eles ofereciam o benefício aos clientes, mas se  valiam dos serviços prestados de pagamento de IPVA para utilizar a fraude. 

A polícia vai apurar se os donos dos veículos sabiam que o esquema era criminoso.

Foram analisados 27 IPVAs, quitados por duas contas distintas, sendo uma do Rio Grande do Norte e outra da Bahia, nos anos de 2017 e 2019, totalizando R$ 87,9 mil. 

Os criminosos ficavam com 50% a  70% do valor total do imposto, já que não tinham custo algum para quitação do débito. 

Para dar ainda mais credibilidade ao esquema, os suspeitos cobravam dos proprietários o valor referente à quitação do imposto após a baixa no sistema, comprovando o pagamento.

A organização criminosa se vale de fraude como essa, de quitação de imposto, para desviar dinheiro de contas bancárias sem deixar rastro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade