Sesa não considera suspeitos todos os casos investigados em Maringá
Imagem ilustrativa/Foto: Agência Gazeta

Coronavírus

Sesa não considera suspeitos todos os casos investigados em Maringá

Saúde por Luciana Peña em 06/04/2020 - 12:25

A diferença é bem grande: no boletim estadual são 7 casos suspeitos na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde divulga que estão sob análise 612. Confira a explicação para esta diferença. 


Ouça a reportagem completa:

 

Quem acompanha dia a dia os informes epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maringá fica assustado com o número crescente de casos suspeitos de coronavírus.

No último boletim são 612.

Mas se a mesma pessoa conferir o boletim estadual, vai ficar mais tranquila. Segundo o Estado, são apenas sete casos em investigação na cidade. 

A diferença de dados também pode deixar o cidadão intrigado. Afinal, por quê? 

Segundo o secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto,  a explicação é técnica: Maringá considera suspeito todo paciente com sintomas respiratórios.

E pela fala do secretário, Maringá decidiu por conta própria seguir este protocolo.

O Estado só considera suspeito aquele paciente que teve amostra coletada e que aguarda resultado de exame. [ouça no áudio acima]

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, o prefeito disse que a quantidade de testes em Maringá vai aumentar quando o Lepac, Laboratório de Análises Clínicas, da UEM, e um laboratório particular contratado pela prefeitura começarem a realizar os exames.

Os testes serão feitos em pacientes graves e profissionais de saúde.

Atualizado às 15h50 de 07.04 - Documento enviado à CBN revela que a Sesa decidiu em março que todo o fluxo de pacientes será assim: as cidades consideram suspeitos qualquer paciente com sintoma respiratório, mas só serão testados os pacientes graves. E a Sesa só vai considerar suspeitos estes pacientes que aguardam resultado de exame.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade