Sesa confirma mais mortes por dengue no Paraná
Freepik

Período epidemiológico

Sesa confirma mais mortes por dengue no Paraná

Saúde por Letícia Tristão em 23/01/2024 - 17:04

Com isso, o estado chega a quatro mortes por dengue no atual período, duas delas na região noroeste. 14 mortes suspeitas estão em investigação.

O novo boletim com o panorama dos casos de dengue no Paraná trouxe dados alarmantes.

O informe epidemiológico foi divulgado nesta terça-feira (23). De acordo com os dados, mais três paranaenses morreram em decorrência da dengue desde agosto do ano passado, quando começou o atual período sazonal da doença.

Segundo a Sesa, as mortes foram registradas em em Mariluz, na região de Umuarama, uma mulher de 39 anos; Cambé (um homem de 82 anos) e Cornélio Procópio (um homem de 58 anos). As vítimas não tinham comorbidades. A primeira morte por dengue no atual período foi em Marilena, na regional de Paranavaí.

Ainda de acordo com o relatório, mais mortes com suspeita de terem sido por dengue estão sem investigadas. São 14 casos, ocorridos desde o início de janeiro nos municípios de Apucarana, Planaltina do Paraná, Cambira, Cambé, Paranavaí, Sarandi, Quedas do Iguaçu e Mandaguari.

16.693 paranaenses já contraíram dengue no atual período em 279 dos 399 municípios do estado. Em Maringá, segundo a Sesa, são 977 confirmações e 165 suspeitos em investigação.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, reforça a importância dos cuidados com a dengue. [ouça o áudio acima]

O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika. São 50 notificações e nenhum caso ou óbito confirmado. O boletim registrou três novos casos de chikungunya, somando 47 confirmações da doença no Estado.

Com informações da AEN

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade