O home care é um serviço conhecido entre os usuários do serviço particular de saúde. O paciente continua recebendo um atendimento como se estivesse num hospital, mas em casa.
Nesta pandemia a Secretaria de Saúde de Maringá criou o SAD, Serviço de Atendimento Domiciliar.
Pacientes internados no Hospital Municipal, em condições de alta hospitalar. voltam para casa onde dão sequência ao tratamento.
Em casa, o paciente recebe a visita de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais.
O SAD também entrega dietas e medicamentos para pacientes que fazem uso contínuo destes produtos.
Nos dois casos, o programa desafoga a pressão sobre o sistema hospitalar e evita idas a unidades de saúde onde o usuário do SUS corre mais risco de contaminação.
E o SAD será ampliado. Esta semana começa a atender também pacientes do Hospital Universitário. É o que diz o secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto.
Os profissionais envolvidos no SAD são médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. Mas em algumas unidades de saúde, o trabalho dos agentes comunitários também contribui para que o sistema funcione bem.
São eles que entregam medicamentos na casa dos pacientes. Um serviço que é executado o ano inteiro, mas que ganha um valor ainda mais especial neste momento de pandemia, em que para se proteger, as pessoas mais vulneráveis, como os doentes crônicos, precisam ficar em casa.