Será que na prática a teoria é outra?
CBN Maringá

Opinião

Será que na prática a teoria é outra?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 24/09/2024 - 08:40

Teoria e prática se separam?

Questão comum, muitos de nós já ouviram. Quantas pessoas desprezam o conhecimento teórico. Em especial as teorias aprendidas na academia. 

Quem é da área das ciências humanas já deve ter escutado que este negócio de “ficar filosofando a vida não está com nada”, sempre há quem afirme que é “perda de tempo”.

Na minha vida, já ouvi inúmeras vezes as pessoas falarem que o que se aprende na escola ou na faculdade sobre determinadas teorias é balela. Que devemos ter mais atenção à vida prática, é nela que se aprende a viver e dar valor às coisas. 

Mesmo o conhecimento adquirido na educação formal, há quem fale que não tem serventia na prática. A vida tem suas próprias regras. Meus alunos, todos os anos tem quem questione com ar de desdém: “Para que aprender isso? Não vai servir para nada!”

Como educador, é preciso fazer a “meia-culpa”. Nós também isolamos a escola da vida das pessoas. Criamos um muro entre a vida dos seres humanos e o que eles estão fazendo dentro de um ambiente educacional. Esquecemos que a vida também passa por ali.

No fundo as teorias têm valor. O grande problema é que se são poucos na educação que têm a capacidade de estabelecer de maneira clara a relação entre teoria e prática, há muitos que fazem da prática uma verdade absoluta. 

Teoria e prática não se separam.

Para confundir um pouco mais, teoria e prática não se separam. Elas caminham juntas. Todas as vezes que você toma uma decisão, age diante do mundo, há uma percepção deste mundo, você analisa as coisas de uma determinada forma. Se não percebe, é porque seu conteúdo é pobre, sua análise é limitada, sua compreensão é rasa. 

Os que idolatram a prática e aprenderam a lidar com ela pelos chamados esquemas, são reprodutores de ações que se tornaram necessárias por crenças dogmáticas precárias. Transformaram os costumes, os resultados imediatos, a prática do favorecimento superficial na essência daquilo que se vive.

Logo, o que desejo afirmar aqui é que a teoria é importante. Ela não se separa da ação prática. Quando se tem a impressão de que uma não tem relação com a outra o problema está na pessoa, no ser humano que se encontra inconsciente de sua vida. Por isso a vê apartada da teoria. 

Por isso, como somos pouco incentivados a estudar e analisar o mundo de uma forma mais crítica, com critérios qualificados, vivemos a aparência de uma prática com regras próprias. 

Perceba então, aqueles que consideram que “na prática a teoria é outra”, não são seres brilhantes e sim reprodutores de ações que sua limitação de conhecimento não permite compreender. Por isso, repetem a ação por não terem capacidade de compreender de outra forma o que sempre foram e são de maneira limitada. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade