Maringá
Vídeo: Seca permite atravessar lago do Parque do Ingá a pé
Meio Ambiente por Fabio Guillen/GMC Online em 03/05/2020 - 11:30A estiagem das últimas semanas revelou um cenário curioso e triste do lago do Parque do Ingá, um dos principais cartões postais de Maringá.
O fundo do lago virou terra rachada, igual no sertão, e a ilha do lago já não pode mais ser chamada de ilha.
A reportagem do GMC Online atravessou o lago a pé e em meio ao solo seco encontrou a carcaça de peixes que ficaram represados e morreram quando o nível da água baixou. Veja o vídeo abaixo. Somente uma parte do lago ainda tem água, mas o nível é muito baixo.
O volume de chuvas está muito abaixo do normal para Maringá. Em março, a Estação Meteorológica da UEM registrou 36,6 milímetros de chuva, sendo que a média histórica para o mês é de 151,7 milímetros.
Em abril choveu 38,2 milímetros e média em anos anteriores era de 116,4 milímetros. E para os próximos dias o Simepar não prevê volumes consideráveis de chuva para Maringá. Na quartafeira, 6, existe a possibilidade de chuva para a região, mas segundo os meteorologistas será somente pancadas em pontos isolados, o que não ameniza o problema.
Prefeitura vai retirar peixes do lago Um plano de manejo para tentar salvar o lago do Parque do Ingá foi feito por três universidades e será apresentado à Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal. A Prefeitura informou que vai retirar os peixes exóticos do lago nos próximos dias
Acesse GMC
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade