Saiba como é o tratamento da Covid-19 com o plasma do sangue de pacientes que já se recuperaram da doença
Imagem Ilustrativa/ Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Saúde

Saiba como é o tratamento da Covid-19 com o plasma do sangue de pacientes que já se recuperaram da doença

Saúde por Luciana Peña em 19/08/2020 - 10:23

É a técnica chamada de plasma convalescente. No Paraná, o tratamento considerado experimental pela Anvisa teve início nessa terça-feira (18), na Santa Casa de Goioerê.

O tratamento de doenças infecciosas com o plasma de pacientes que tiveram contato com o agente causador e desenvolveram anticorpos não é uma técnica nova.

Foi adotado pela primeira vez em 1918 durante a grande gripe, ou gripe espanhola.

Mas a ciência precisaria de mais tempo de pesquisa para comprovar os resultados. A razão leva a crer que um paciente ao receber os anticorpos presentes no sangue ou no plasma desenvolve defesa e elimina o agente agressor.

Por isso, a técnica está sendo utilizada contra o coronavírus com o aval das entidades de saúde e medicina e da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Mas se o tratamento salvará vidas como se fosse uma vacina, só com o tempo será possível afirmar.

Em Goioerê, o hospital Santa Casa iniciou nessa terça-feira o tratamento de pacientes com Covid-19 internados na UTI com o plasma de pessoas que se recuperaram da doença há mais de 30 dias.

O plasma veio de Curitiba, do Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, e quase não chegou a tempo por causa da greve dos trabalhadores nos Correios. Se tivesse descongelado teria perdido o efeito.

O médico intensivista Jackson Fuck coordena os trabalhos e explica como funciona a terapia com o plasma.[ouça no áudio acima]

Em todo o mundo a terapia com plasma tem relatos de melhoras de pacientes e sem efeitos colaterais.[ouça no áudio acima]

O problema da Covid-19 são as complicações causadas pelo vírus, como inflamação e coagulação. O plasma entra como uma terapia adicional, mas pode não ser suficiente para conter os danos causados pelo vírus em órgãos e sistemas vitais do corpo.[ouça no áudio acima]

A terapia também será utilizada em um hospital de Umuarama.

Quer fazer uma sugestão, comentário ou mandar foto ou vídeo para a CBN Maringá? Envie para o WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade